baheaa

Bahêa Minha Vida

Bem-Vindos

Bem-vindos: È Tudo Nosso!!! BBMP

domingo, 30 de dezembro de 2012

Conheça Diego, zagueiro promovido do time B


Atleta disputou a Copa Governador do Estado pelo tricolor em 2012
Com a renovação do zagueiro Danny Morais e permanência de Titi, o tricolor teria que contar com mais zagueiros para a longa temporada 2013. No próximo ano, o Bahia disputará o Campeonato Baiano, o Campeonato do Nordeste, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e ainda tem a possibilidade de jogar a Copa Sul-Americana.
 
Com isso, a comissão técnica decidiu promover o zagueiro Diego, que atuou a temporada 2012 pela equipe B do tricolor, disputando a Copa Governador do Estado.

Já no fim da Série A deste ano, o técnico Jorginho convocou Diego para a partida contrato com o Náutico, mas ele ficou no banco de reservas.
 
Diego tem 22 anos e é natural de Pedro Leopoldo/MG. O zagueiro se formou nas divisões de base do Atlético/MG e subiu para o time profissional em 2009. A estréia dele foi no dia 16 de setembro contra o Goiás, pela Copa Sul-Americana.
 
No mesmo ano, Diego foi campeão da Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, com o Galo. Porém, sem espaço no time de cima, o atleta foi emprestado ao Democrata/MG.
 
Em 2012, Diego disputou o Campeonato Baiano pelo Itabuna e chamou atenção do auxiliar técnico e comandante do time B do tricolor, Chiquinho de Assis. Diego fez parte do elenco que disputou a Copa  Governador do Estado.
 
O zagueiro tem contrato com o Esquadrão até dezembro de 2013.
 
Com a promoção de Diego, o elenco do Bahia para 2013 até agora ficará:
 
Goleiros: Marcelo Lomba, Omar e Douglas Pires;

Laterais: Ávine, Jussandro, Madson e Neto;

Zagueiros: Diego, Titi e Danny Morais;

Volantes: Diones, Anderson, Fahel, Kléberson e Hélder;

Meias: Gabriel, Anderson Talisca, Magno, Jéferson e Zé Roberto;

Atacantes: Rafael, Ryder, Souza, Matheus, Cláudio Pitbull e Italo Melo.

Gramado da Fonte chega dia 15; veja fotos


A equipe visitou as obras da Arena Fonte Nova nesta semana e pôde constatar a grandeza do estádio e sentir um pouco do que toda a população baiana vai vibrar com a reabertura do local que tantas glórias trouxe para a maioria da população, a torcida do Bahia. As obras seguem a todo vapor, já que a inauguração está prevista para o aniversário da cidade, no próximo dia 29 de março.
Foto: Marcelo Barreto/ecbahia.com” class=
Foto: Marcelo Barreto

O gramado da Arena, que terá um sistema especial de drenagem e irrigação, será colocado no próximo dia 15 de janeiro. A grama é de origem brasileira, já está plantada no estado de Sergipe, e virá em um caminhão frigorífico para Salvador. O processo de maturação para uso do gramado dura 60 dias. Uma consultoria espanhola, que administra o gramado do Camp Nou está acompanhando tudo referente ao gramado.
Foto: Marcelo Barreto/ecbahia.com” class=
Foto: Marcelo Barreto 
A Arena Fonte Nova será o primeiro estádio construído do "zero" a ficar pronto, lembrando que Castelão e Mineirão foram reformas e a Fonte foi demolida, teve seu terreno todo limpo e terraplanado, além de toda a construção desde a fundação até o gramado e cobertura em um período de 29 meses. O Mineirão teve sua reforma concluída em 30 meses.
O conceito de "multiuso" foi pensado em todo o projeto da arena, com detalhes que passam desapercebidos ao público em geral mas são de grande valia para organizadores de grandes eventos. Um exemplo é a estrutura para entrada de carretas no estádio, para que o tempo entre um grande show e um jogo, por exemplo, não seja tão longo como acontece em alguns estádios do eixo RJ-SP.
Como os vestiários estão em um nível acima do campo, a entrada dos jogadores será “descendo” para o campo, diferente do que estamos acostumados a ver em estádios mais antigos.
Foto: Marcelo Barreto/ecbahia.com” class=
Foto: Marcelo Barreto

Serão 70 camarotes com capacidades padronizadas, 2100 cadeiras cativas e três níveis de arquibancadas cobertas, todas com assento rebatido, totalizando uma capacidade de 50 mil pessoas. No lugar do antigo Balbininho, haverá um edifício garagem com capacidade para 1100 carros, além de 900 vagas na própria estrutura do estádio.
Dois restaurantes panorâmicos, com vista para o Dique do Tororó e para o campo, funcionarão independente de eventos na arena, provavelmente com um sistema de pacote para dias de evento, como já é comum na Europa.
Foto: Marcelo Barreto/ecbahia.com” class=
Foto: Marcelo Barreto

A cobertura é sustentada por uma estrutura tensionada por cabos e treliças, que então é coberta com uma membrana impermeável tipo PTFE, auto-lavável e que diminui de 30% a 40% o consumo de aço. Esta foi a primeira vez no Brasil que este procedimento de engenharia foi realizado. Além disso, toda a água que cair sobre a cobertura será reaproveitada para os banheiros e para irrigação do gramado.
Foto: Marcelo Barreto/ecbahia.com” class=
Foto: Marcelo Barreto

A obra está sendo conduzida por duas empresas baianas (OAS e Odebrecht) e 80% dos técnicos e engenheiros são baianos. A equipe agradece ao Eng. Marcelo Ribeiro pela recepção e pelas explicações dadas sobre essa grande obra para os baianos e para a Nação.

Goleiro renova e fica por mais três temporadas


 A contratação do goleiro Douglas Pires, de 21 anos, não significa que um dos goleiros remanescentes do elenco tricolor estaria de saída. Não é à toa que a diretoria do Bahia confirmou a renovação contratual de Omar.
O jovem arqueiro, apesar do status de reserva, é visto pelo clube com bons olhos e por isso teve o contrato, antes com duração até maio de 2013, prolongado até o final da temporada de 2015.
Com isso, para 2013, o Bahia inicia a temporada com três goleiros, já que o jovem Renan, o terceiro da posição, foi emprestado ao Olaria para disputar o Campeonato Carioca.
O titular da posição, Marcelo Lomba, possui vínculo com o esquadrão até o fim de 2014.

Bahia Notícias

sábado, 29 de dezembro de 2012

Marcelo Lomba e Jorginho foram os melhores do ano


Após inúmeras defesas importantes em 2012, o paredão Marcelo Lomba foi escolhido pelos participantes do “Dê a Nota”, o melhor atleta do elenco tricolor no ano. Com média de 7.52 pontos numa escala que vai até 10, o goleiro desbancou o também goleiro Omar, o ídolo Gabriel e conquistou o bicampeonato já que em 2011 havia vencido o atacante Jobson.
Conforme o “Dê a Nota”, Lomba esteve presente em 60 partidas neste ano e obteve 3.296 notas. Além dele, apenas o zagueiro Titi atuou 60 vezes em 2012. Veja os cinco primeiro colocados:
”Foto:
O sistema interativo do ecbahia.com disponibiliza para os participantes os profissionais que atuaram em partidas em Salvador e também fora de casa, desde que televisionados. Atletas que atuaram menos de 15 minutos não ficam aptos a avaliação.
TÉCNICOS:
Além dos atletas em campo, o “Dê a Nota” também avalia os treinadores tricolores. Em 2012, cinco passaram pelo clube. Disparado na preferência da Nação está o atual técnico Jorginho com média de 7.31 pontos. Jorginho ganhou 973 votos nos 19 jogos disputados. Joel Santana foi o pior da temporada, com apenas 4.64 pontos de média nas 5 partidas em que comandou o Esquadrão. Veja o ranking dos técnicos:
”Foto:

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Clube anuncia primeira contratação para temporada

  Apesar de ser uma das posições que causa menos preocupação na torcida, o primeiro reforço confirmado pelo Bahia é para o gol. Trata-se do goleiro Douglas Pires, 21 anos, que vem das divisões de base do Cruzeiro e fica por empréstimo até o final do ano.
Natural de Jataí-GO, o goleiro começou a carreira nas divisões de base da Raposa em 2007, quando tinha 16 anos. Após três temporadas, o atleta foi emprestado a equipe sub-20 do Benfica, de Portugal, onde ficou um ano. Após retornar a equipe mineira, em 2011 atuou por empréstimo no Monte Azul-SP e no Tupi-MG. Já em 2012, foi emprestado ao Nacional de Nova Serrana-MG, retornando no segundo semestre.
O arqueiro foi indicado pelo preparador de goleiros Ricardo Palmeira, que trabalhou com o atleta nas divisões de base do Cruzeiro, junto com Omar. "Douglas é um goleiro com muito potencial e que trabalhou comigo no Cruzeiro. Tecnicamente é um dos melhores que trabalhei. Vejo ele com um futuro brilhante e que com certeza vai honrar a camisa tricolor", comentou Ricardo.
Ficha técnica
Nome: Douglas Moreira Pires                   
Data de nascimento: 30/01/1991
Local de nascimento: Jataí/GO
Altura: 1,91m                                                                     
Peso: 86kg
Times: Cruzeiro (2007 a 2009 - Base), Benfica (2009 - 2010 - Base), Cruzeiro (2010 - Base), Monte Azul/SP (2011), Tupi/MG (2011), Nacional/MG (2012) e Cruzeiro (2012).

Governo incentivará democratização dos clubes


De João Bosco Rabello e Andrea Jubé Vianna, no jornal O Estado de S. Paulo:
`O governo finaliza um pacote com medidas de incentivo fiscal para beneficiar os clubes de futebol e entidades esportivas que aderirem a um programa voluntário de profissionalização de gestão. Segundo o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, parte dessas medidas fará parte do decreto de regulamentação da Lei Pelé que será anunciado brevemente pela presidente Dilma Rousseff. O pacote está na Casa Civil.
Em entrevista ao Estado, o ministro disse que as medidas estão fundamentadas em estudos consistentes indicando que o incentivo tributário gera benefícios de mão dupla, pois o governo pode ganhar com o aumento do que chamou de "PIB do esporte".
Números levantados junto a instituições financeiras privadas estimam que a Copa produzirá um impacto de 0,4% no PIB nacional (R$ 65,5 bilhões), até 2014, porcentual que poderá chegar a 1,2%, em caráter permanente, se houver gestão profissional, na avaliação de Rebelo.
"Não é só uma coisa de governo, é de interesse da sociedade", diz, acrescentando mais números sedutores, como o da geração de 3,6 milhões de empregos diretos e indiretos pela Copa e as Olimpíadas, que podem virar realidade com a consolidação do processo de profissionalização.
Aldo abordou também o cronograma das obras da Copa, admitindo atrasos em algumas, mas ressalvando que aquelas constantes da carta de compromissos com a Fifa, como as dos estádios, estão em dia. Veja os principais pontos da entrevista.
PROFISSIONALIZAÇÃO DOS CLUBES
Acho que nós devemos buscar a profissionalização da gestão dos clubes e das entidades esportivas. Não é só uma coisa de governo, é de interesse da sociedade. Essa profissionalização terá como principal consequência a valorização da marca dos clubes, que não são mais aquelas entidades semiamadoras dos anos 60. Hoje os clubes têm de lidar com patrocinadores, vendas de direitos de transmissão de TV, transações milionárias envolvendo jogadores. Sem uma gestão profissional, você desvaloriza esse ativo dos clubes, a marca diante dos patrocinadores. O governo é receptivo a isso. Uma parte dessas medidas já está contida na regulamentação da Lei Pelé, no decreto que a presidente Dilma deverá anunciar em breve.
PROPOSTA DO GOVERNO
O governo deve propor um programa de incentivo aos clubes que adotarem medidas saneadoras, democratizadoras e de profissionalização da gestão. De que forma? Promovendo incentivo tributário aos clubes que adotarem essas ações. Porque o governo só tem a ganhar se o PIB do esporte for ampliado. Cresce o nível de renda, o emprego direto e indireto, aumenta a comercialização de equipamentos, camisas, o acesso do público aos estádios. O governo arrecada mais por conta do aumento da atividade econômica. Além disso, os clubes passam a ter mais respeito dos patrocinadores. Os clubes querem mesmo um programa semelhante ao Prouni, que troca incentivos fiscais por bolsas de estudo nas universidades privadas. A ideia é trocar tributos por bolsa para atletas de baixa renda, que receberiam treinamento, alojamento e assistência médica em troca das dívidas fiscais.
ADESÃO VOLUNTÁRIA
O governo deve fazer um programa de estímulo, não obrigatório, ou seja, de adesão voluntária. Não acho que o governo deva tomar atitude impositiva. Mas os interessados só poderão aderir conjugando metas de profissionalização e de democratização. Os clubes vão se convencendo disso. Agora mesmo fizemos campanha pelas eleições diretas no Palmeiras e foram aprovadas por unanimidade. Não foi difícil, embora tenham se passado cem anos sem eleições diretas.
DÍVIDAS COM O INSS
As dívidas com o INSS já estão sendo resolvidas. Parte dos clubes já acertou suas dívidas com a Previdência por meio da adesão aos Refis e à Timemania.`

Colunista critica postura e cria o "DataBaheeea"


De Nelson Cadena, jornalista, escritor e pesquisador das áreas de comunicação e história da Bahia, para o jornal Correio*:
"Antes do fim do ano e mesmo do fim do mundo, que em 2012 passou raspando, a diretoria do glorioso Esporte Clube Bahia, certamente para fazer média com a galera, contestou as pesquisas Datafolha que apontaram o real tamanho das torcidas brasileiras. Perdeu o Bahia a oportunidade de ficar calado, pois nada disse, nesse seu comunicado, além de manifestar indignação. E expressou um único e frágil argumento: o comprometimento à imagem e credibilidade da “nobre instituição”, as aspas são minhas, mas o mote é deles.
Em todo caso, me pareceu extemporânea a nota oficial do tricolor, considerando que o contra-argumento adequado seria exibir as pesquisas DataBaheeea com os números divergentes sugeridos no comunicado. Mas, como o DataBaheeea não existe e o clube nunca encomendou uma pesquisa séria, com amostragem nos conformes e dentro dos padrões recomendados por especialistas, mais fácil é desqualificar uma empresa que tem expertise no assunto, e todo um conceito referendado ao longo de décadas, do que admitir o óbvio: a torcida do Bahia não é tão grande assim quanto se quer que seja e se diz. Pode ser a mais apaixonada e a mais participativa do país, ou uma das, mas é a 12ª em números absolutos e ponto.
Mas, pelo visto, o desconforto da diretoria do bicampeão brasileiro não foi apenas pelo 12° lugar do ranking, mas pela vizinhança incômoda na tabela do Esporte Clube Vitória, o que feriu na canela a tradição popular do DataChute, aquela ideia cristalizada no Brasil de que um time tem mais torcida do que aquele, sem nenhum respaldo científico. Invenção das revistas e crônicas esportivas e de estatísticas de fundo de camarim, essas sim sem credibilidade. Afinal, como se mede o tamanho de uma torcida? Através de uma pesquisa qualitativa com uma amostra sobre a base da população, como fez o DataFolha, ou a amostra tinha que ser exclusivamente entre os baianos? Contestar a metodologia em favor de paixão pelo time é um gol contra.
Eu sei que essa questão das torcidas não me diz respeito e estou metendo o bedelho onde não fui chamado, mas é que me incomoda essa coisa do argumento sem argumentos. E, no futebol brasileiro, isso parece ser uma regra. Tenho certeza que não é só o Bahia que se sentiu desconfortável com a publicação do referido ranking. Os times criaram, ao longo dos anos, bordões e mantras que são alimento para as torcidas, aquela coisa de é preciso acreditar! Mas se estou aqui falando do time baiano é porque só ele ousou emitir um comunicado oficial, quando o bom senso recomendava ficar quieto. Agora, obriga-se, para ser coerente, a contratar uma pesquisa, que seja Ibope, ou qualquer outra, para exibir outros números. Claro que arrisca-se a ter o mesmo resultado, ou semelhante, mas é questão de coerência.
Deus não foi generoso comigo em matéria de me facilitar o entendimento das coisas complicadas, então vejo tudo com muita simplicidade. E me parece lógico que os times do Sul tenham maiores torcidas que os do Nordeste, não vejo despropósito nessa compreensão. Se São Paulo tem 42 milhões de habitantes, Minas Gerais 19 milhões e Rio de Janeiro 16 milhões, por que um time baiano, cujo estado tem 14 milhões, poderia ter uma torcida compatível com a dos times sulistas? E não é uma questão apenas de população, mas de mídia. O recall agregado de horas de televisão em favor dos times de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, é centenas de vezes maior do que o nosso, desproporcional.
A torcida do Baheeea é apaixonada, presente, fiel, entusiasta, é tudo de bom e isso é perceptível no sentimento e na emoção de quem veste a camisa. Mas não é das maiores do país e nunca será. E que mal há nisso?"

Beque do Botafogo pode ser o 1º a chegar em 2013


Segundo informações da TV Bahia, o zagueiro Brinner, do Botafogo, é a primeira contratação do Esquadrão para a temporada 2013. O anúncio oficial deve ser feito nas próximas horas.
Brinner chegou ao Botafogo no fim de 2011 quando foi contratado junto ao Paraná. Na temporada 2011, o beque atuou pelo clube do sul e foi um dos destaques ajudando a livrá-lo do rebaixamento para a terceira divisão.
Há dois dias, em entrevista publicada pelo portal Lancenet, Brinner falou que lutaria por uma vaga de titular no clube carioca. “Vou continuar trabalhando, respeitando meus companheiros. Quando a oportunidade chegar, é aproveitar e fazer um bom trabalho para ter sequência com a camisa do Botafogo”, disse.
Caso seja confirmada a chegada de Brinner, o Tricolor ainda teria que contratar mais um zagueiro, já que Alysson e Lucas Fonseca não renovaram com o clube.
Ficha Técnica:
Nome: Brinner Henrique Santos Souza
Data de Nascimento: 16/07/1987
Local: Lavras (MG)
Altura: 1,89m
Peso: 78kg
Clubes: Fabril (MG), Tupi (MG), São Raimundo (AM), Cianorte (PR), Paraná (PR) e Botafogo (RJ)

Elenco teve valorização de € 2,9 milhões em 2012


Em relatório divulgado no início deste mês pela Pluri Consultoria, empresa de pesquisa que vem publicando relatórios sobre o futebol brasileiro, o Bahia é citado como um dos times que teve seu elenco valorizado em 2012.















A empresa analisou o valor de mercado de cada um dos profissionais dos 20 times que disputaram a elite neste ano e, de acordo com o relatório, os atletas que compõem o tricolor somaram um rendimento de € 0,2 milhões no período do Brasileirão totalizando o valor de € 25,2 milhões até a data do relatório. Este resultado é achado após calcular as vendas e contratações de atletas durante todo o ano, ressalta a empresa.
Vale ressaltar que em levantamento feito pela própria Pluri Consultoria, o Tricolor iniciou o ano com o elenco estimado em € 22,3 milhões e, no início do Brasileiro, este valor estava em € 25 milhões. Com isso, o rendimento total dos atletas em 2012 chegou a € 2,9 milhões.
DESTAQUES NO BRASIL:
Segundo a Pluri Consultoria, o destaque do Brasileiro foi o São Paulo. Com a contratação do meia Paulo Henrique Ganso, o tricolor paulista conseguiu 30% de elevação no valor do seu elenco. Em contrapartida, o Santos, que vendeu o jogador, diminuiu o valor do seu plantel em 15%. O time que mais perdeu dinheiro em se tratando de atletas foi o Vasco. O time carioca vendeu Diego Souza, Rômulo, Fagner e Allan e diminuiu em 27% o valor do plantel.
Para ter acesso ao relatório completo com o formato de análise, clique aqui.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Clube aparece em 113º em classificação da Conmebol


Aproveitando o relançamento do seu portal de informações, a Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, divulgou a atualização do formato de classificação do ranking de clubes do continente. A entidade decidiu computar apenas os campeonatos disputados nos últimos 5 anos.
”Foto:
Na lista com 138 posições, o Bahia aparece em 113º, com apenas 8.5 pontos ganhos na edição 2012 da Copa Sul-Americana. O melhor brasileiro classificado é o Santos que ocupa a 2ª posição com 449,6 pontos totalizados por Libertadores, Mundial, Sul-America e Recopa. Corinthians e Internacional vem logo atrás com 421,6 e 420,98 pontos.
No Nordeste o Sport-PE, em 76º, é o melhor colocado devido à participação na Libertadores de 2009. Vitória-BA vem em 88º com pontos somados nas Sul-Americanas de 2009 e 2010. Na frente do Esquadrão ainda tem o Ceará, que fez boa campanha na Sul-Americana de 2011.
Clique aqui para visualizar o Ranking diretamente do site da Conmebol.

Primeiro rival de 2013, Itabaiana perde amistoso


Campeão Sergipano de 2012, o Itabaiana, primeiro adversário do Esquadrão em 2013 foi derrotado nesta sexta-feira em amistoso contra o Centro Esportivo Olho d’Aguense. O CEO venceu por 1 a 0 com gol do atacante Nem cobrando falta. O jogo marcou a reinauguração do Estádio de Futebol Edson Matias, na cidade de Olho d`Água das Flores, Alagoas.
O Itabaiana levou os seguintes atletas para o confronto:
1. Cervolo
2. Ricardinho
3. Rogério
4. Celso
5. Raulinho
6. Edson
7. Nilson
8. Diego Silva
9. Eduardo Rato
10. André
11. Fernandes
12. Júnior Róbson
13. Dedé
14. Ícaro
15. David
16. Júnior Santos
17. Cleninson
18. Neto.
OUTROS AMISTOSOS
Além da derrota ocorrida contra o CEO, o técnico Freitas Nascimento, recém contratado para comandar o Itabaiana, terá amistoso contra o Fluminense de Feira, no dia 29/12, depois volta a enfrentar o CEO, no dia 05/01 e pouco antes do confronto contra o Tricolor pegará o Asa de Arapiraca no dia 12/01.
“Agora é um período para reconquistar as condições físicas. Estamos fazendo treinamento intensivo para atingir o ápice para a Copa do Nordeste”, disse Eduardo Rato, que disputou a Série B do Brasileiro pelo Campinense.

Ex-Bahia, Paulinho é enaltecido em TV espanhola


Recentemente vendido a um grupo de investidores espanhóis, o meia Paulinho, jóia formada no clube, foi destaque do “Punto Pelota”, tradicional programa de informações esportivas da Espanha.
O ex-atleta do Esquadrão é citado por Alfredo Duro, um dos comentaristas, como um dos “maiores talentos do futebol brasileiro” e que futuramente poderá se tornar um “Messi”.
O vídeo mostra lances de efeito de Paulinho enquanto os comentaristas discutem a habilidade do ex-tricolor. “O Neymar do Bahia, o Neymar do Fazendão”, diz um dos participantes.
Alfredo ainda revela que Paulinho foi comprado por um agente e que o trouxe para um período de testes no Real Madrid. “Me consta que o presidente do Real Madrid lhe deu 15 dias para avaliação. Ele jogou uma partida a pouco tempo. Em poucos minutos marcou um gol”, relata.
Duro também apresentou o Tricolor ao grupo da TV: “Bahia é uma das equipes que está no Brasileirão, sobe, desce, sobe desce, mas é uma equipe muito importante, não é uma equipe normal. Todos o querem, o São Paulo, o Corinthians,” detalhou sobre a procura pelo jogador.
“Esse programa é histórico. Creio que dentro de 5 anos, todos aqui levantarão da cadeira e falarão de Paulinho”, encerrou Alfredo Duro.
Tradução: ecbahia.com

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bahia ficará com R$ 8 mi após desapropriação


De Alan Rodrigues, no jornal Correio* desta segunda-feira:
Foto: Eduardo Martins/Ag. A Tarde  "Falta apenas a confecção da nova escritura para que a sede de praia do Esporte Clube Bahia vá pro chão e dê lugar a novas quadras e a um campo de futebol na Boca do Rio. De toda a construção, apenas o antigo alojamento das divisões de base vai continuar em pé. A desapropriação, que se arrasta há três anos, foi alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE), que elaborou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo clube e pela prefeitura em setembro, definindo as bases do processo.
Para que a escritura seja lavrada, o Bahia precisa confirmar o pagamento da primeira parcela do acordo de quitação das dívidas fiscais junto à prefeitura de Salvador, na ordem de R$ 4,2 milhões. Em contrapartida, o clube receberá mais de R$ 12 milhões em transcons, títulos negociáveis do direito de construir em áreas de propriedade do município. Os valores são referentes ao mês de julho e serão corrigidos. Segundo a promotora Rita Tourinho, coordenadora do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), três empresas avaliaram a sede de praia para que fosse definido esse valor da indenização.
Planos - A partir da data de emissão da escritura, caberá ao Bahia demolir a sede e terá 60 dias para isso. Após esse prazo, a empresa Foz do Jaguaribe terá mais 120 dias para construir o novo Parque da Boca do Rio. O investimento é a contrapartida de vida ao município pela concessão dada para construir o emissário submarino da Boca do Rio. O projeto inicial previa um complexo olímpico, mas os custos de construção e manutenção inviabilizaram a ideia.
A rapidez na definição do uso da área também pesou na escolha pelas quadras. "Nosso receio era que aquilo se transformasse num novo Clube Português", justifica Rita Tourinho, lembrando a ocupação da área desapropriada na Pituba pelo Movimento dos Sem Teto. O prédio que abrigava os alojamentos das divisões de base do Bahia será explorado por uma organização não-governamental (ONG), que ainda será selecionada, para desenvolver projetos sociais na Boca do Rio.
*ENTENDA A DESAPROPRIAÇÃO
12 milhões de reais é quanto o Bahia tinha a receber em julho. O valor será atualizado me pago em transcons, mas o clube precisa pagar R$ 4,2 milhões à Prefeitura
60 dias é o prazo para demolir a sede a partir da assinatura da escritura. Essa tarefa caberáao Bahia. A previsão é que o novo parque fique pronto em seis meses
2,8 milhões de reais é o valor que deve ser investido pela empresa Foz do Jaguaribe na construção do equipamento
2 quadras e um campo de futebol serão construídos no lugar da sede de praia
1 piscina olímpica existirá em toda a Bahia, após a da sede de praia ser aterrada
274 km de Salvador é onde fica essa piscina, localizada em Valença, no Baixo Sul baiano"

Lomba nega interesse do Vasco e diz que não sairia


Sondado pelo Vasco da Gama para ser o substituto de Fernando Pras, negociado com o Palmeiras, o goleiro Marcelo Lomba negou que tenha sido procurado pelo diretor-executivo vascaíno, René Simões.
Em entrevista ao portal Lancenet, o arqueiro tricolor chegou a dizer que tem a situação bem confortável no Bahia e que para sair o time carioca teria que fazer uma proposta muito boa. “Qualquer passo que for dar, tenho que pensar bastante. Se eu for para lá, teria que pensar bastante, tipo, vou para lá pois melhoraria em muitas coisas”, disse.
O Paredão ainda acrescentou que está com os salários em dia, que a família já está adaptada a Salvador e que o Bahia apostou e comprou seu passe junto ao Flamengo. “O Vasco sem dúvida é um grande time, seria uma vitrine enorme, mas hoje vivo uma situação bem confortável”, confirmou.
Veja:


Artilheiro de 2010 e 2011, Sassá quer ser tricolor


”Foto:
Visado pelo Bahia desde 2010 (veja aqui), o atacante Sassá voltou a ser especulado no Esquadrão para a temporada 2013. O empresário do jogador afirmou que já houve um contato inicial, mas ainda restam alguns ajustes.
“Nós já fizemos o contato inicial, mas, para uma possível contratação, eu ainda preciso conversar com Paulo Angioni. Mas, eu posso garantir que existe a possibilidade, sim, de Sassá defender o Bahia”, afirmou Renato Brás, um dos agentes do atleta.
Em entrevista ao jornal A Tarde, em janeiro de 2011, ele chegou a revelar que sonhava em atuar pelo Tricolor. "Eu tenho o sonho de jogar pelo Bahia. Minha família também ficaria feliz seu eu jogasse lá”.
Voltando do Paços Ferreira, de Portugal, aonde não conseguiu se destacar, o atacante chegou a conversar com o presidente Marcelo Guimarães Filho que se mostrou favorável à sua contratação. Sassá foi o artilheiro do Campeonato Baiano em 2010 e 2011, mas não marcou em jogos oficiais na Europa.
Veja vídeo com os melhores momentos:
VOLANTE
Segundo reportagem do ibahia.com, Fábio Bahia, meio-campista que participou da campanha do acesso à elite, em 2010, demonstrou interesse em defender o Bahia. O jogador não aceitou a renovação com o Guarani rebaixado à Série C neste ano. Ainda segundo o portal, a diretoria azul, vermelha e branca estaria chateada com o jogador devido à saída dele naquele ano para a Coréia do Sul.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Atacante do Flamengo é oferecido; diretor descarta

  Mais um nome apareceu, neste final de semana, como provável reforço do Bahia para temporada de 2012. A bola da vez no Fazendão foi o experiente atacante Liédson, que está no Flamengo e teria sido oferecido.O interesse do Tricolor na contratação do centroavante, campeão brasileiro pelo Corinthians em 2011, não passou de mais uma especulação. Gestor de futebol do clube, Paulo Angioni negou a negociação.
Segundo ele, Liédson não é o nome desejado pela diretoria do Esquadrão --que ainda não anunciou nenhum reforço para a próxima temporada. "Liédson é um bom jogador, mas, hoje, não se encaixa no perfil que estamos buscando para o elenco", disse, através da assessoria de imprensa tricolor.
Na curta passagem pelo rubro-negro carioca, aos 35 anos, o jogador baiano marcou apenas quatro vezes em dezesseis rodadas.
Bahia Notícias (Adaptado)

Clube pinta atrás do rival em novo ranking da CBF

A CBF confirmou na última sexta-feira o Fluminense como o líder do novo Ranking Nacional de Clubes, que tem novidades e adota critérios diferentes dos usados nos últimos anos. As conquistas recentes levaram o time carioca –atual campeão brasileiro-- ao topo. Agora, apenas resultados dos últimos cinco anos são considerados.Como exemplo, a pontuação do Fluminense foi turbinada não apenas pelos títulos brasileiros de 2010 e 2012, mas também pelas participações nas últimas três edições da Libertadores, que geram bônus.
Pelo critério antigo, eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano da primeira edição do torneio nacional, conquistado pelo Bahia. A partir de agora, apenas os últimos cinco anos serão levados em conta. Eles terão pesos diferentes (o mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um).
Fora da elite em três das últimas cinco temporadas, e com campanhas sofríveis em 2011/2012, o Tricolor aparece apenas na 17ª colocação, atrás de clubes como Coritiba, Atlético-PR, Vitória e Goiás, além dos doze tradicionais do eixo Sul/Sudeste. Confira a relação dos 50 primeiros:
Imagem: Globoesporte.com
*Com informações do Globoesporte.com

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Para inaugurar Castelão, tabela do NE-13 é mudada


Após a confirmação da inauguração do Castelão com a rodada dupla envolvendo Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou alterações na tabela da Copa do Nordeste – 2013. De acordo com as novas datas, o Esquadrão de Aço passa a estrear contra o Itabaiana, em Pituaçu, no dia 19 de janeiro.
A Copa será disputada em quatro fases; na primeira dois times de cada um dos quatro grupos se classificam; a partir da segunda fase os clubes jogam entre si em sistema eliminatório até que o campeão seja conhecido. Confira a nova tabela da primeira fase:

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Zé Roberto diz que quer calar os críticos em 2013

  De Diego Adans, no jornal A Tarde desta terça-feira:
De férias, Zé Roberto curtia ontem, com a família, a paradisíaca Praia do Forte. Por telefone, conversou com a reportagem e falou sobre seu mau desempenho na temporada.
Dono de um dos mais altos salários do time (cerca de R$ 200 mil mensais), em 40 partidas (26 pela Série A; 9 no Baiano, 3 na Copa do Brasil e 2 na Sul-Americana), passou em branco em 2012. De quebra, levou seis amarelos e gancho de seis jogos imposto pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (por conta de uma agressão ao árbitro Péricles Bassols em partida válida pela Copa do Brasil).
De positivo, apenas 5 assistências no ano. Entre as justificativas para o "péssimo ano", Zé ressaltou as ausências de uma pré-temporada e as lesões do "amigo Souza".
Você tem contrato até dezembro de 2013. Porém, para muitos tricolores já podia sair do clube. Como vê esse cenário?
Entendo a torcida, não tenho muito o que falar. A torcida quando olha o meu currículo no futebol, os clubes, os títulos, vê um jogador vitorioso. É normal que se espere muito, que haja cobrança. Sei que posso render mais.
Na sua ótica, o que fez com que 2012 fosse um péssimo ano?
Para mim, foram dois motivos. O primeiro, a pré-temporada. Há dois anos não a faço (em 2011, o atacante chegou ao Internacional no dia 21 de janeiro - a pré-temporada ocorreu entre os dias 5 e 20 do referido mês; no Bahia, o atacante foi anunciado dia 22 de janeiro - a pré-temporada foi entre 5 e 18). Para 2013, já falei com Paulo Angioni. Pedi um treino específico. Esta pré-temporada será crucial para mim.
Você acha que a ausência de Souza, em vários jogos, o prejudicou também?
Exatamente. Este é o segundo motivo. Ele fez muita falta (em 39 jogos pela Série A, participou de 19). Olhe nos meus últimos clubes, sempre fiz duplas com goleadores. No Botafogo (entre 2008), eu e Dodô. No Flamengo (em 2009), eu e Adriano. No Internacional (em 2011), eu e o Damião. Já acostumei com homem de referência no time. Quando atua direto com um jogador, você pega entrosamento, comunica-se, sabe em que ponto da área adversária, ele estará. Sofri com isso. Já disse ao Souza: "parceiro, você me deixou na mão várias vezes este ano. Em 2013, vai ter que quitar a dívida (risos)". Basta olhar quantos jogos fizemos juntos na Série A como titulares. Veja o desempenho (ao todo foram 11 jogos: 5 empates e 6 triunfos para o Bahia). O torcedor, porém, não quer saber. Muitos enxergariam isso como uma possível desculpa. Não levo pressão na minha cabeça. Não tenho dúvidas que foi um ano ruim. Sei disso, mas estou tranquilo.
Mas atacante vive de gols... Souza fez oito no Brasileiro, Gabriel seis. Até mesmo os criticados Jones Carioca (2), Elias (1), Claudio Pitbull (1) e Rafael "Gladiador" (1) marcaram...
Ao meu ver, contribui de outras formas dentro de campo. Dei passes (5 assistências na Série A). Acho que no esquema tático dei minha contribuição também.
Então 2013 será seu ano? O de encerrar com este incômodo jejum? O de, finalmente, deslanchar com o manto tricolor?
Vai ser... Tem que ser! Projeto coisas boas, como foi durante toda a minha carreira. Sei o que devo fazer. Não fiz gols em 2012, OK! Apago isso. É ruim demais... Quero dar a volta por cima, calar a boca dos críticos.
Por sinal, Paulo Angioni falou, em entrevista coletiva, que "espera lhe recuperar".
Ele conversa bastante comigo, até pela relação de líder que tenho no grupo. Sei que confia bastante em mim. Não só ele, mas o presidente Marcelinho, Jorginho, a comissão técnica, os jogadores...
Mas durante o ano, alguns sites postaram fotos nas quais você aparece com bebida alcóolica (cerveja). Acha que sua imagem não foi arranhada diante da torcida?
Estava de folga. Não gostei, mas não é um problema. Jamais cheguei bêbado no clube ou aos treinos. Angioni e Marcelinho sabem da minha conduta, que eu trabalho muito. Sou correto dentro do Bahia. Não falto treino e me esforço. Quais foram as minhas lesões? Quase não tive este ano. Estive à disposição quase todos os jogos (atuou em 26 de 39). Ou seja, não meço esforços para ajudar.
O Bahia ainda não anunciou reforços. Prioriza renovações e aposta na base. O que acha?
O bom trabalho começa assim. O Corinthians acabou de ser campeão mundial. Conseguiu manter a base do time e trouxe reforços pontuais. Esse é o modelo. Os moleques da base do Bahia têm qualidade. Estamos bem servidos, mas é claro que precisamos ter reforços. A diretoria está cuidando disso.
O ataque certamente será reforçado, já que quatro jogadores saíram. Não tem receio quanto a futura concorrência?
Não. Isso me motiva ainda mais para jogar melhor.
O ataque não funcionou na Série A. Em 39 jogos, 37 gols. O time quase foi rebaixado. Em 2013 será assim?
Claro que não. Este ano, sofremos com lesões, mudanças técnicas, irregularidades, mas ano que vem, será bem melhor. Vamos contar com a Arena Fonte Nova. Iremos brigar pelo bi baiano e, quem sabe, por vaga na Libertadores. Nada de sofrimento!

Sport-PE elege presidente; no Bahia só promessas


Promessa do presidente Marcelo Guimarães Filho desde 2008, quando entrou no seu primeiro mandato, o voto direto dos sócios foi exercido nesta segunda-feira em Recife. O Sport, rebaixado à segunda divisão neste ano, escolheu um presidente pela primeira vez através da opção dos sócios. O vencedor foi Luciano Bivar, que administrará o clube no biênio 2013-2014.
No Bahia, a família Guimarães completará 14 anos no poder em 2014, quando finaliza o triênio do pleito vigente. Marcelo Guimarães foi presidente entre 1997 e 2005, depois entregou o cargo a Petrônio Barradas, que administrou o clube de 2005 a 2008, quando assumiu Marcelo Guimarães Filho.
PROMESSAS
Em dezembro de 2008, quando anunciou sua primeira candidatura em entrevista ao programaCartão Verde Bahia, MGF disse que queria fazer história no clube e se mostrou totalmente favorável ao pleito democrático.
"Respeito o passado de todo mundo. Mas vou fazer a minha história dentro do Bahia. Quem tem competência se estabelece", discursou na TV.
Em maio de 2009, na estreia do Bahia no Brasileiro, a torcida levou faixa a Pituaçu com os seguintes dizeres: "MGF: a torcida fez a parte dela. Agora é a sua vez de cumprir as promessas! Diretas 2011".
Em entrevista às rádios locais, o mandatário respondeu: "Em 60 dias, vou convocar a Assembléia Geral para aprovação da reforma dos estatutos e garantir as eleições diretas em 2011".
Em fevereiro de 2010, ainda sem perspectivas de exercer a democracia, os sócios usaram o Carnaval para protestar. “Mudança do Garcia, Mudança do Bahia”, diziam faixas presentes no tradicional bloco de carnaval Baiano.
Em outubro de 2011, em entrevista à TV Bahêa, Marcelo Guimarães Filho relembrou o que todos nunca esqueceram: "Fiz a promessa na campanha de 2009. Existe ainda. Eu acredito que temos que fazer as eleições diretas no clube. O sócio tem que votar para presidente”.
Em dezembro de 2012, em entrevista ao ecbahia.com, o presidente garantiu: “Estão em pauta e vão acontecer. A torcida pode ter certeza absoluta que vamos cumprir com o que prometemos, principalmente porque eu acredito. É um fato importante para o Bahia e vocês terão uma surpresa nesse sentido”.

Consórcio nega Ba-Vi e revela novidade nos prazos


Em entrevista cedida ao jornal Correio*, o presidente do Consórcio da Arena Fonte Nova, Dênio Cridreira, informou que a inauguração do estádio não deverá ser mais com o Ba-Vi do Baianão-2013. O Governo do Estado estava estudando a possibilidade do clássico ocorrer em conjunto com um jogo entre times internacionais, mas Cidreira tratou de negar.
“Pode ser um jogo, um show. Não queremos uma partida oficial com mando de campo de nenhum dos times”, respondeu e completou: “Estamos discutindo isso e em breve divulgaremos. Queremos fazer algum especial e com a cara da Bahia”.
A data de abertura já está definida. O caldeirão azul, vermelho e branco começará a funcionar no dia 29 de março de 2013, aniversário de 464 anos de Salvador.
NOVOS PRAZOS
Dênio Crideira também estipulou novos prazos para conclusão da obra e declarou que representantes da FIFA deve vir a Salvador em meados de janeiro para fiscalizar o andamento da construção. Veja os prazos de acordo com a reportagem do Correio*:
30/12/2012 – Estádio é deixado a disposição da FIFA para que a entidade possa acessar e administrar os prazos de conclusão.
30/12/2012 – Entrega da cobertura do estádio que é composta de 36 placas.
30/12/2012 – Entrega de todos os assentos do anel inferior
31/01/2013 – Entrega de todos os assentos dos dois aneis restantes
15/01/2013 – Início do plantio do gramado que terá 105m x 68m.
28/02/2013 – Finaliza as obras de acabamento e estrutura interna. O gramado ficará pendente devido ao processo de maturação.
29/03/2013 – Abertura do estádio. Evento ainda em definição.
20/06/2013 – Primeiro jogo da Copa das Confederações.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Zagueiro acerta renovação de contrato


 O Bahia anunciou na noite desta segunda-feira a renovação com o zagueiro Danny Morais. O contrato do jogador, que se encerraria no final deste ano, foi prolongado para dezembro de 2013.
Será a terceira temporada do beque pelo Tricolor. Ao todo, ele já defendeu o time em 55 jogos e marcou um gol.
A defesa do Bahia foi a sétima melhor do último Brasileiro, sofrendo 41 gols em 38 jogos.
Com a renovação de Danny Morais, o elenco tricolor conta com 23 jogadores, além do técnico Jorginho, para a próxima temporada (inclusive Magno, de volta do empréstimo do Ceará). Confira:
Goleiros: Marcelo Lomba e Omar
Laterais: Ávine, Jussandro, Madson e Neto
Zagueiros: Titi e Danny Morais
Volantes: Diones, Anderson, Fahel, Kléberson e Hélder
Meias: Gabriel, Anderson Talisca, Magno, Jéferson e Zé Roberto
Atacantes: Rafael, Ryder, Souza, Matheus, Cláudio Pitbull e Italo Melo