baheaa

Bahêa Minha Vida

Bem-Vindos

Bem-vindos: È Tudo Nosso!!! BBMP

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Diretor flamenguista contradiz informação do Bahia

A Assessoria de Imprensa do Bahia foi rápida em negar a notícia veiculada na tarde desta segunda que confirmava a finalização do acordo entre o Tricolor e o Flamengo que envolveria a ida de Feijão e mais dois jogadores da base ( Lourival e Gabriel Santos) para a Gávea. Em troca haveria a vinda de Rafinha para o Fazendão.
Mas parece que faltou combinar com o Diretor Executivo de Futebol do Rubro-Negro. Em entrevista ao portal UOL, Paulo Pelaipe confirmou o acordo entre os clubes: "Acabamos de fechar essa troca. O Rafinha vai para lá e ficaremos com o Feijão e mais dois jovens muito bons: Lourival e Gabriel. O primeiro, inclusive, é um jogador de grande potencial. É um dos grandes goleadores das categorias de base do Brasil. Acredito que podem dar certo."
A matéria ainda confirma os termos da transação: Os jogadores do Bahia iriam para o Rio com seus passes estipulados e Rafinha viria sem estipulação do passe, o que garantiria ao Flamengo a certeza de seu retorno e também vantagem caso queira ficar com os três jogadores do Esquadrão.

Zagueiro e lateral são confirmados por SMS

O Bahia anunciou no final da tarde desta segunda mais duas contratações para a temporada 2014. O zagueiro Anderson Conceição e o lateral-direito Galhardo foram confirmados após o envio de um SMS para os sócios-torcedores.
Zagueiro de 24 anos, baiano de Caravelas, Anderson já defendeu as cores tricolores em 2004 jogando pela base. Depois foi para o Vasco, Santos e se profissionalizou pelo Mogi-Mirim. Ainda passou por Resende do Rio e Criciúma. Após o time de Santa Catarina, teve seu nome especulado no Flamengo, mas acabou acertando com o Figueirense, onde disputou parte do Brasileiro de 2012.
Em agosto do mesmo ano acertou sua transferência para o Mallorca da Espanha, foi titular por quase toda a temporada 12/13 do Espanhol. Apesar disso, devido à má campanha do clube na Liga, seu contrato de empréstimo não foi renovado e o jogador só retornou a campo defendendo as cores do Atlético Goianiense. No Rubro-negro, o zagueiro chegou fora de forma, mas recuperou-se e foi titular em boa parte do campeonato.
Outro nome confirmado pelo clube é o do lateral Galhardo, de 21 anos, terceiro reserva do Santos neste ano e que já vinha sendo anunciado pela imprensa há vários dias. Galhardo foi revelado pelo Flamengo e chegou no time paulista ao ser envolvido numa negociação que levou Íbson para o Rio.

Segundo site, Bahia trocou Feijão por Rafinha

Segundo o site globoesporte.com, o Bahia já teria concluído a negociação com o Flamengo com relação ao empréstimo do volante Feijão, com um desfecho nada agradável ao torcedor tricolor. Além de levarem Feijão, os cariocas levarão também dois jovens da base. Apenas Rafinha vem. Gabriel fica no Rio de Janeiro.
O Bahia ainda não confirmou a negociação. Nem em informativo a imprensa, nem por SMS para os sócios, primeiros a serem informados sobre qualquer negociação do time. Confira a matéria completa:
"Feijão no Flamengo, Rafinha no Bahia. Cariocas e baianos acertaram nesta segunda-feira a troca por empréstimo para próxima temporada. As transações, por sua vez, não estão relacionadas, e a ida do atacante para o Tricolor da Boa Terra não é com opção de compra ao término do contrato. Além do volante de 19 anos, que poderá ser adquirido no fim de 2014, o Rubro-Negro receberá também dois jovens baianos para as categorias de base: o atacante Lourival e o meia Gabriel Santos. As negociações tiveram início ainda no fim do Brasileirão.
Sensação rubro-negra no início da temporada, Rafinha brilhou no Campeonato Carioca. Com muita velocidade e técnica, conquistou o torcedor após grande atuação em clássico diante do Vasco, no qual levou a melhor sobre Dedé e acabou aclamado como "melhor que Neymar". Foi dele também o gol apontado como mais bonito da competição, diante do Friburguense. Em cenário nacional, porém, o jovem não teve o mesmo destaque.
Após não conseguir se firmar na equipe com Jorginho e Mano Menezes, Rafinha pouco foi utilizado por Jayme de Almeida nas vezes em que o Flamengo utilizou força máxima e sequer ficou no banco de reservas nas duas partidas da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR. Ao todo, o jogador de 20 anos entrou em campo em 44 oportunidades e marcou três gols em 2013. Há um consenso no clube de que uma temporada fora será importante para amadurecimento.
Já Feijão é cria das categorias de base do Bahia e foi integrado ao elenco profissional após a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Aos 19 anos, o volante participou de 27 partidas na temporada, 20 como titular. O volante é o segundo reforço do Flamengo para a disputa da Libertadores do ano que vem. Everton, ex-Atlético-PR, já tinha sido confirmado e assinou contrato por quatro anos.
Já a terceira contratação também está acertada e é questão de tempo para que seja anunciada: Léo, lateral-direito do Atlético-PR. Apesar dos protestos do Furacão, Flamengo, jogador e o Vitória, detentor dos direitos econômicos, têm a transação alinhavada e a tendência é que a mesma seja confirmada na próxima quarta-feira, quando o atleta estará liberado do contrato com os paranaenses."
Atualizado às 18h19
O Bahia se manifestou através do perfil oficial do clube no twitter. Confira: "O Esporte Clube Bahia comunica que existe uma negociação em curso com o Flamengo, porém não há nada fechado nem assinado. Qualquer contratação do Bahia continuará a ser informada em primeira mão para o sócio do clube."

Colorado confirma ter proposta para jogar no Bahia

De Raphael Gomes para o portal da Rádio Gaúcha :
"Aos 24 anos, Cassiano está de volta ao Internacional. Depois de disputar o Campeonato Brasileiro 2013 pelo Criciúma, o atacante terminou o seu contrato de empréstimo e retorna ao Beira-Rio em 2014. Porém, não é no novo estádio do time de Abel Braga que o atleta deve atuar na próxima temporada.
"Meu desejo é permanecer no Internacional. Porém, eu já tenho em mãos propostas de Bahia e Vasco para a próxima temporada. Vou me reunir com o meu empresário na semana que vem e ver o que pode acontecer", afirmou o jogador em entrevista ao programa Show de Bola deste sábado.
O atacante não quis revelar se as sondagens seriam de empréstimo ou venda em definitivo do seu passe. Cassiano teve seu contrato com o Inter renovado no ano passado e tem vínculo com o clube até 2017."

Ex-tricolor está "preso" na Arábia Saudita

Nem todo jogador de futebol pode comemorar as festas de fim de ano. O meia Rafael Bastos, que já defendeu o Bahia e atualmente joga no Al Nassr, da Arábia Saudita, fez um desabafo em seu Twitter neste sábado. Segundo o jogador, ele não pode deixar o país pois seu clube não lhe concedeu o visto de saída.
Negociado com o Al Nassr há cerca de um ano, o atleta desejava voltar ao Brasil para passar o período festivo com a sua família. Mas, devido às pendências de seu clube, não pôde deixar a Arábia Saudita. O fato deixou o jogador sem saber o que fazer, assim, decidiu apelar para o poder das redes sociais para que possa retornar ao País.
Aos 28 anos de idade, Rafael Bastos iniciou a sua carreira no Bahia, onde se destacou entre 2006 e 2007, e foi negociado com o Cruzeiro, que o repassou para o futebol português. Após um breve retorno ao Brasil em 2009, para defender o Vitória-Ba, ele voltou para a Europa, onde, entre outros clubes, defendeu o Cluj, da Romênia, clube que se destacou na Liga dos Campeões na última temporada.
Confira, na íntegra, o desabafo de Rafael Bastos:
"Pouco mais de um ano eu jogava em Inglaterra contra o Manchester United.. Que jogo, se respirava futebol, que momento de felicidade. Hoje estou em casa, na Arábia Saudita, em Riade uma cidade que aprendi a gosta e um clube que passei a defender com todo meu esforço e dedicação.. fiz 11 gols, fomos a final da Copa. O que recebo em troca? Sou refém do Al Nassr aqui, não me dão o visto de saída..
Meus filhos e minha mulher choram! Minha família no Brasil desespera.. Minha mãe chora e eu não sei que fazer mais. Peço a Deus que ilumine nossos caminhos. 

O Estado de São Paulo (Adaptado)

sábado, 28 de dezembro de 2013

Atacante dispensado no Rio é o novo reforço

Usando mais uma vez o expediente de adiantar as novidades para os sócios do clube, o Bahia acaba de anunciar via mensagem SMS a contratação do atacante Rhayner, dispensado recentemente pelo Fluminense, até o final de 2014.
O jogador de 23 anos, que ficou conhecido em todo Brasil pelo jejum de gols no Náutico, durante dois anos (2011/2012), tem os direitos federativos vinculados ao Tombense, clube mineiro mantido por empresários, e já passou por clubes de menor expressão, como Grêmio Barueri, Cascavel e Marília.
Velocista, Rhayner é o típico jogador que atua aberto pelo lado do campo, com o futebol parecido com o do cabeludo William Barbio, apesar de também jogar como meia-atacante.
Nome: Rhayner Santos Nascimento
Nascimento: 5 de setembro de 1990
Altura: 1,79 m
Peso: 75 kg
Clubes que já defendeu: Fluminense, Náutico, Figueirense, Grêmio Barueri, Cascavel, Linense, Tombense e Marília.

Campeão da Libertadores pode pintar no Fazendão

De acordo com matéria veiculada nesta sexta-feira no globoesporte.com, o Tricolor está negociando a contratação do atacante uruguaio Juan Manuel Salgueiro. Campeão da Taça Libertadores da América pelo Estudiantes da Argentina, em 2009, e vice na atual temporada pelo Olímpia do Paraguai, quando marcou cinco gols em 14 partidas, o atleta de 30 anos acumula, ainda, passagens por clubes da Espanha, do México e do Equador.
Vale lembrar que o último “gringo” da América do Sul a figurar no plantel foi o argentino Rosales, contratado pela antiga gestão. Ele acabou sendo dispensado sem conseguir se firmar na equipe, relatando, inclusive, dificuldades para retornar ao futebol do seu país e receber o que o clube lhe devia. Em contrapartida, no início da década de 90, um dos maiores goleiros de todos os tempos, o uruguaio Rodolfo Rodrigues fez escola no Fazendão, se transformado em ídolo da torcida tricolor.
Confira matéria na íntegra, do globo.com, assinada por Thiago Pereira e Eric Luis Carvalho:
`Na chegada ao Bahia, o diretor de futebol William Machado admitiu que o clube pretendia buscar jogadores no mercado de países vizinhos ao Brasil. A promessa está próxima de ser cumprida. De acordo com a imprensa paraguaia, o Bahia está perto de anunciar o atacante uruguaio Juan Manuel Salgueiro, de 30 anos. O jogador foi campeão da Copa Libertadores da América pelo Estudiantes, em 2009, e este ano ficou com o segundo lugar do torneiro jogando pelo Olímpia-PAR, clube que ainda defende.
Experiente, Salgueiro já passou pelo futebol argentino, espanhol e mexicano. Ele começou a carreira no Danúbio, do Uruguai, depois se transferiu para o Real Murcia-ESP, e ainda passou por Necaxa-MEX, Estudiantes-ARG, LDU Quito-EQU, e San Lorenzo-ARG, antes de se transferir para o Olímpia.
A assessoria de comunicação do Bahia nega o acordo com o jogador. Salgueiro seria o quarto reforço do Bahia, que já acertou com o meia Branquinho e contratou, sem anunciar oficialmente, o lateral Galhardo, do Santos, e o volante Diego Felipe, da Chapecoense.
Outro gringo que pode aparecer no Fazendão é o atacante Maxi Biancucchi. O empresário do atleta, Regis Marques, revelou ao GloboEsporte.com que o Bahia procurou o atleta, que não irá renovar com o Vitória. Biancucchi também foi oferecido ao Vasco.`

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Bahia faz balanço das ações da nova gestão em 2013

Na manhã desta sexta o Bahia publicou em seu site oficial as principais ações do clube, principalmente na área de marketing e comunicação, realizadas em 2013. Há também destaque para o que cada diretoria realizou nos 100 primeiros dias de mandato democrático e também pistas do que o torcedor e mesmo funcionários do clube podem esperar para 2014. Segue o texto oficial na íntegra:
"Na semana passada, a nova gestão tricolor completou 100 dias à frente do Esquadrão de Aço. Às vésperas do Réveillon --e do aniversário de 83 anos do clube--, o Novo Bahia aproveita o clima de balanços e retrospectivas para resumir as ações desde meados de setembro, quando a formação completa da diretoria assumiu.
Confira inicialmente uma cronologia e, em seguida, mais informações sobre cada uma das áreas de atuação:
SETEMBRO
- Promoção Gol 1.000 (camisa personalizada para Feijão, autor do gol, e para dois torcedores)
- Encontrados em sacos de lixo, troféus de 1959 e 1988 voltam ao Memorial do clube
- Pela primeira vez na história, uma reunião do Conselho Deliberativo é transmitida para a torcida
- Pela primeira vez, as redes sociais do Bahia divulgam imagens em tempo real dos bastidores do time (preleção, ônibus, vestiário, aquecimento, reza, escalação). Prática se torna padrão em todos os jogos
- Pela primeira vez, torcedores podem tirar dúvidas e ter respostas do clube em tempo real (ouvidoria online)
- Fim de ingressos para torcidas organizadas
- Fim de custeio de viagens e hospedagens para membros da imprensa em jogos fora de casa
- Decreta-se tratamento igualitário a todos os veículos de comunicação
- Central de Atendimento ao Sócio é instalada
- Sócios ganham desconto de 50% nos jogos na Fonte Nova
- Sócios herdam ingressos “das organizadas” em promoções no Facebook, no Twitter e no Youtube
- Clube inova, atende à torcida e manda ofício a TVs para exigir transmissão de jogo da Sul-Americana
- Bahia é o primeiro clube a manifestar apoio formal ao Bom Senso FC
- Nova gestão corre atrás, convence empresa americana e Bahia entra no game Fifa 14
- Cai bloqueio na Justiça, e cadastro de novos sócios é reaberto
- Em Brasília, Bahia se encontra com ministro do Esporte e vai à Caixa por patrocínio
- Clube promove as voltas da preliminar, do mascote e das crianças entrando com o time
- Pela primeira vez, o setor promocional “Super Norte” fica lotado em um jogo
- Mudança do local da concentração gera grande economia de custos
OUTUBRO
- Bahia vai à Prefeitura para resolver questão das Transcons da sede de praia
- Clube lança Instagram oficial e faz promoção com a torcida
- Pela primeira vez, animadoras da torcida podem se apresentar dentro do gramado
- Bahia grava vídeo com funcionários cantando o hino antes do Ba-Vi
- Clube abre para o torcedor mandar mensagens de incentivo. Chegam quase 2 mil (188 páginas no Word). Apoio é levado ao vestiário. O Bahia vence o clássico
- Camisa da Democracia é lançada
- Gravação da campanha de sócio com artistas e jogadores
- Funcionários visitam creche no Dia da Criança
- Início das obras no alojamento da base, no Fazendão
- Sócios ganham a luva que o goleiro Marcelo Lomba usou no Ba-Vi
- Pela primeira vez, sócios que moram fora de Salvador passam a ganhar ingressos da cota do clube nos jogos fora
- Em Brasília, Bahia volta à Caixa e participa de evento na Câmara
- Time feminino é lançado
- Parceria com equipe de rali é relançada
- Equipe de Jiu Jitsu do Bahia dá show e se torna o melhor das Américas
- Clube lança “reality show” para marcar o retorno do Mascote aos jogos
- Bahia oferece jantar à delegação dos colombianos do Atlético Nacional e entrega kits do clube
- Esquadrão cria o programa Padrinho Tricolor
- Clube convoca Embaixadas para recadastramento
- Provocado pelo Bahia, Ministério Público determina imediata investigação de ex-gestores do clube;procurador de Justiça vê “sérios indícios de condutas irregulares”
NOVEMBRO
- Cantor Maylssonn grita “Bora Baêa” no programa The Voice Brasil e, no dia seguinte, é homenageado pelo clube. Visita a sede, recebe camisa personalizada e grava vídeo de agradecimento à torcida
- Bahia lança programa Esquadrãozinho para sócios mirins
- Preço do ingresso da Fonte é reduzido, agora a partir de R$ 10, e camadas mais populares reaparecem na arena
- Bahia lança pacto de apoio para a reta final do Brasileirão. A Campanha #TÔCONTIGOBAÊA toma a cidade e aparece em cartazes na fila de ingresso, dentro do estádio e também na internet
- Promoção “Caça ao tesouro” é destaque nacional. Ingressos “escondidos” em shopping acabam em poucas horas. Torcedores chegaram a abrir a caixa de incêndio e revirar lustres do local
- Promoção “Ingresso-surpresa” emociona torcedores que haviam ficado do lado de fora do estádio. Já com a bola rolando, o clube presenteou alguns que não conheciam a Fonte
- Nova lista de sócios é divulgada com 15.144 nomes. Número cresceu quase 600% desde julho. Bahia é o clube que mais subiu no período, junto com o Flamengo, segundo levantamento divulgado na ocasião pela Trevisan Escola de Negócios, em parceria com a Pluri Consultoria
- Ídolos passam a poder entrar de graça nos jogos do Bahia
- Jornalista Juca Kfouri recebe a Camisa da Democracia e diz: "Por tudo o que aconteceu nos últimos meses, o Bahia não pode cair. E me desculpe o torcedor do Vitória, mas o Bahia é algo diferente"
- Nova campanha (“Você foi convocado para a batalha”) também termina virando destaque. Cartaz para jogo decisivo contra a Portuguesa aproveita comemoração de Fernandão diante do Náutico
- Time juvenil conquista o primeiro título da gestão no Estadual da categoria sub-17, contra o rival
- Presidente vai à venda de ingressos para ouvir queixas dos torcedores
- Torcida ganha 8 novos pontos para garanti ingresso com a promoção da Camisa da Democracia
- Pela primeira vez, o clube homenageia os irmãos tricolores vítimas da tragédia da Fonte Nova, que completaria seis anos no dia seguinte a Bahia x Lusa. Houve um minuto de silêncio e a equipe usou tarja preta no uniforme
- Atendendo a pedidos da torcida, jogadores entram em campo correndo, como nos velhos tempos
- Bahia lança nova campanha de sócios com filme, peças publicitárias e anúncios em jornais e revistas
- Conselho Fiscal é eleito de maneira democrática pela primeira vez
DEZEMBRO
- Equipe da BBC de Londres visita o Fazendão para uma reportagem especial
- Mestre Evaristo de Macedo recebe o título de cidadão baiano
- Sucesso na internet, irmã do zagueiro Demerson é trazida para o último jogo do ano e faz propaganda vestindo a Camisa da Democracia e do programa de sócios. Imagem sai na capa dos portais de todo o país
- Em nova ação, torcedor ganha as luvas utilizadas pelo goleiro Marcelo Lomba no histórico triunfo sobre o Cruzeiro
- Despedida de 2013 tem associação em massa na arquibancada, homenagem ao atacante Fernandão e até rapel das Tricoleaders, que exibem faixas do Sócio do Bahia e exaltm a democracia no clube
- Contratações do novo técnico e do primeiro reforço são anunciadas via SMS para os sócios. Ação também ganha destaque nacional, além de elogios da torcida
- Orçamento de 2014 é apresentado ao Conselho, que se reúne pela quinta vez em três meses; ambas as situações também são inéditas na história do clube
- Bahia convoca interessados a investir em fundo
- Clube passa a divulgar quem renunciou e quem assumiu cada um dos lugares no Conselho Deliberativo, além da lista dos suplentes, de documentos com as atas das reuniões e espaço para sugestões
- Lista de funcionários é atualizada no site. Número cai de 360 na gestão passada para 193 (sem os atletas)
- Clube lança aplicativo gratuito para tablets e celulares do sócio
- Bahia faz promoção com geladeira cheia de cerveja para os sócios que quitarem as parcelas de 2014
- Camisa da Democracia "Série Ouro" é lançada com tiragem limitada
- Bahia divulga balanço, orçamento e plano de gestão para 2014
SAIBA MAIS
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
- Número de visitas do site oficial dobra com a nova gestão, e virão novidades por aí
- Página no Facebook ganha 100 mil novos seguidores em três meses, contra 280 mil em todo o período anterior
- Twitter se torna o oitavo mais popular entre os clubes do Brasil
- Nova identidade visual nas redes sociais
- Todos os contratos da área têm os valores reduzidos e alguns são encerrados
DIRETORIA DE NEGÓCIOS
- Desenvolvimento de cartão de sócio com código de barras e chip, que será enviado a todos em casa, num formato de cartão pré-pago, com possibilidade de compra de ingresso etc
- Venda da Camisa da Democracia rende R$ 100 mil diretamente aos cofres do clube
- Elaboração de relatório completo e detalhado da situação atual do Fazendão e da Cidade Tricolor
- Elaboração de três projetos baseados na Lei de Incentivo ao Esporte: (1) construção do restante da Cidade Tricolor ou reforma no Fazendão; (2) construção de escolinhas em 10 cidades do interior; (3) manutenção do departamento de esporte amador
- Em três meses, o licenciamento de produtos do Bahia alcançou 22 novas empresas, representando mais de 200 novos produtos licenciados, além de renegociação com 20 empresas
- Conversão de cláusulas da parceria com a Ambev gera a entrada de recursos no clube
- Ativação das marcas dos parceiros, como a TIM, cuja ação mais recente acabou com a venda de 11 mil chips do Bahia; o clube recebe R$ 1 em cada chip vendido
- Desenho de um modelo de utilização da Lei Rouanet (verba federal) em até cinco eventos culturais em 2014. Projeto já foi aprovado e está em fase de captação
- Desenvolvimento de estudo detalhado de precificação dos jogos, levando em conta quase 20 fatores de impacto para o torcedor decidir ir ou não a uma partida
- Elaboração de plano comercial inovador, já apresentado a grandes empresas na Bahia e em São Paulo, para captar novos e ainda melhores patrocínios para o clube
- Criação da nova Central de Atendimento ao Sócio, agora no Shopping Capemi, baseado no índice de que mais de um terço dos associados residem na região da Pituba, com melhor infraestrutura e comodidade. Será possível resolver todos os problemas e questões de pagamentos diretamente no local
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
- Redução de cerca de 50% dos custos administrativos
- Criação de sistema de gestão empresarial
- Implantação de planejamento sobre as compras e gestão do estoque
- Atualização e redução de despesas
- Levantamento do passivo do clube
- Organização financeira através de fluxo de caixa
- Criação de planejamento financeiro emergencial a curto prazo
- Elaboração de Orçamento do último trimestre de 2013 e do ano de 2014
- Atualização contábil
- Criação do inventário de um Parque de Informação
DEPARTAMENTO JURÍDICO
- Redução de 63% dos custos fixos do departamento
- Prorrogação por seis meses do acordo global de segundo grau em valor compatível com o plano emergencial de gestão inicialmente adotado
- Revisão dos contratos de patrocinadores e prestadores de serviço, com a indicação de aspectos relevantes possibilitando a repactuação e rescisão de alguns contratos
- Mapeamento dos processos trabalhistas (os cíveis e tributários serão feitos a partir do início de 2014), identificando os processos críticos bem como estabelecendo uma nova política de acordo para diminuição do passivo do clube
DIRETORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E DE PATRIMÔNIO
- Coordenação e Parecer do negócio Fazendão x Cidade Tricolor, envolvendo uma série de estudos técnicos, pesquisas em Cartórios de Registros de Imóveis e de Registros de Títulos e Documentos e elaboração de laudos de avaliação
- Adaptação estrutural das salas da sede administrativa, então locadas e sem utilização, para a instalação das diretorias
- Coordenação do novo projeto das Embaixadas Tricolores, promovendo: (1) o recadastramento das embaixadas existentes, para que fosse realizado um mapeamento do número de sócios por embaixadas e verificado o potencial de incrementação de novos sócios; (b) a apresentação e o relacionamento com algumas embaixadas, possibilitando a ida de seus membros para recepcionar o Clube em partidas fora de Salvador, bem como a solução, ainda que temporária, para a compra antecipada de ingressos de jogos do Bahia na Fonte Nova; (c) criação da nova logomarca, desenvolvimento de site e elaboração do regulamento e do protocolo de reciprocidade das Embaixadas Tricolores
- Normatização das áreas administrativa e de patrimônio do Clube, por meio de consultoria externa, visando a criação de atribuições, procedimentos e rotinas de trabalho claros, precisos e objetivos
- Contratação de consultoria externa e coordenação para confecção do Regulamento do Clube e Regimento da Diretoria, em consonância com a estrutura organizacional implementada pela nova Diretoria e de acordo com as resoluções
- Apoio e atendimento para realização de reuniões do Conselho Deliberativo e para realização de eleição e de reuniões do Conselho Fiscal, com publicações de edital, criação de endereço eletrônico, contato com conselheiros e outras providências
- Encadernação do novo Estatuto do Clube, em formato bolso, cujos exemplares foram distribuídos para os Conselheiros Deliberativos, Conselheiros Fiscais e membros da Diretoria
- Estudo para implementação de cartão de benefícios para o corpo funcional do Clube, com o intuito de incrementar a contraprestação e incentivar os colaboradores
- Estudo e implementação de inventário dos bens móveis do Clube, visando a compatibilização entre o a registrar e o existente, bem como a sua correta utilização e melhor conservação
- Organização do arquivo de documentos do clube, com estudo para contratação de empresa especializada que realize serviço de digitalização e implementação de software de registro e pesquisa de documentos
- Representação da Presidência em eventos por ela designados
Obs.: Uma série de outras ações ainda não podem ser divulgadas por questões estratégicas.”

Atraso de salários provoca protesto no Fazendão

Parace que o ano acaba e o Bahia não consegue deixar os pagamentos em dia. Dessa vez foram os jogadores do time Su-20 que fizeram uma manifestação na manhã desta sexta no Fazendão para reivindicar os salários de novembro e também o 13º. Veja o que diz o texto de Felipe Santana no portal Bahia Notícias:
"Tinha tudo para ser um dia normal de atividade no Fazendão. Mas, sem receber salários há dois meses, os atletas da equipe sub-20 resolveram atrasar o treinamento para demonstrar insatisfação com o atraso, na manhã desta sexta-feira (27). O ato, no entanto, não atrapalhou a rotina do treinador Charles Fabian que comandou o último treino antes do amistoso contra o Galícia, apesar do atraso.
O treinamento com bola, que aconteceu normalmente, foi iniciado duas horas depois do previsto. Todo elenco da equipe sub-20, que disputará a Copa São Paulo em janeiro, com estreia agendada para o dia 5, está insatisfeito com a falta de pagamento de dois meses de salário.
"O pagamento seria feito essa semana, mas não aconteceu. Foi um Natal sem receber salário e 13º. Só entramos em campo quando nos deram a garantia do pagamento", disse um atleta,, que não quis se identificar, ao Bahia Notícias.
Os jogadores do sub-20, antes de ser dado início ao trabalho desta sexta-feira (27), receberam a garantia do clube que todos os valores, exceção do mês de dezembro, serão pagos até a próxima segunda-feira (30). Mas, não só os garotos estão enfrentando esta situação. Todos os funcionários e atletas estão sem receber os pagamentos referentes aos meses de novembro, dezembro e o 13º salário.
Procurado, o superintendente das categorias de base, Carlos Anunciação, negou a informação envolvendo um possível protesto dos atletas e ratificou o compromisso da equipe sub-20 neste sábado (28), contra o Galícia, visando a preparação para Copa São Paulo.
"A equipe treinou normalmente e, amanhã, vai jogar contra o Galícia. Não houve qualquer alteração na programação do clube. Os jogadores estão sem receber, assim como nós funcionários, mas o clube nos garantiu que vai pagar até segunda-feira", contou.
Já informado da mobilização dos garotos, o diretor administrativo financeiro do Bahia, Reub Celestino, conversou com o Bahia Notícias nesta quinta-feira (27) e confirmou que o pagamento será realizado antes do reveillon."

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Clube deve anunciar novos reforços ainda esse ano

Com mais de 50 jogadores na folha de pagamento, a situação da nova diretoria para trazer jogadores não tem sido fácil. Com uma política mais transparente, mas ao mesmo tempo sabendo que o que traz o torcedor para perto do clube é um bom time, o desafio se torna maior ainda.
Após o anúncio do meia Branquinho e a renovação do zagueiro Lucas Fonseca, é bem provável que a diretoria divulgue cerca de seis jogadores ainda esse ano. O lateral Galhardo, do Santos, e o volante Diego Filipe, da Chapecoense, só faltam assinar para serem anunciados.
O clube ainda busca zagueiros, um lateral esquerdo e atacantes. Um zagueiro e um lateral-esquerdo que estão quase fechados com o clube, disputaram a Série B este ano. Além disso, conforme anunciado na chegada do novo diretor de futebol, alguns atletas podem vir do futebol sul-americano. Um jogador do Olímpia-PAR também estaria quase fechado com o Bahia.
Ainda assim, o clube busca parcerias para trazer ao menos um jogador de alto nível, provavelmente para o meio-campo ou ataque.
Em paralelo, outro grande objetivo de William, novo diretor de futebol, é enxugar um pouco a folha. O clube tentará emprestar ou repassar jogadores como Neto, Souza, Diones, Kléberson, Marcone, Madson e Magno. Inclusive os titulares Titi e Talisca, caso apareçam propostas interessantes, podem deixar o clube.

Especulado, atacante pede alto e vai para o México

O atacante Maikon Leite que teve seu nome especulado como reforço do Bahia para 2014 está de contrato firmado com o Atlas do México. O jogador que disputou a série A do Brasileiro deste ano pelo Náutico pertence ao Palmeiras mas não está nos planos do time paulista para o ano de seu centenário.
A diretoria do clube manteve contatos com o atleta para firmar o acordo mas o pedido de salário dele foi muito alto (R$180mil) e o negócio não andou mais.
Além disso, outro nome especulado que foi negado pelo Bahia foi o experiente zagueiro Durval, que atuou pelo Santos nos últimos anos. O mesmo sobre a possibilidade de se trazer o primo de Messi, irmão de Maxi.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Lucas Fonseca renova com o Bahia por 2 anos

Na véspera do Natal, Bahia e o zagueiro Lucas Fonseca chegaram a um acordo e assinaram a renovação de contrato por mais dois anos.
Após algumas etapas de negociação, Lucas foi convencido pela diretoria a aceitar o novo vínculo válido por duas temporadas. Recentemente, o defensor afirmou que queria um contrato de três anos, o que motivou o alongamento nas negociações sobre a renovação, mesmo com as bases salariais já acertadas. Lucas teve um bom reajuste em relação ao salário de 2013.
O contrato do atleta possui uma cláusula que prevê a renovação automática para o terceiro ano caso Lucas atue em 70% das partidas do Bahia em 2015.
Lucas chegou ao Bahia para a disputa da Série A de 2012, agradou, mas não permaneceu no Tricolor para a Copa do Nordeste e Campeonato Baiano deste ano, já que tinha contrato com o Mogi Mirim. Após o primeiro semestre no clube paulista, o atleta voltou ao time baiano para a disputa do Campeonato Brasileiro 2013, competição em que disputou 29 partidas, apenas uma como reserva.

Bahia deve terminar 2014 com 3 milhões nos cofres

Reub Celestino, diretor financeiro do Bahia foi entrevistado pelo globoesporte.com e falou sobre o orçamento do clube que foi apresentado na última semana ao Conselho Deliberativo do Tricolor. Confira a conversa publicada nesta terça:
"Receita milionária subtraída por dívidas exorbitantes elevadas potencialmente pelo caos financeiro. Durante muito tempo, essa foi a equação matemática mais utilizada no Bahia. Apesar dos recursos numerosos que ingressavam nos cofres do clube, o Tricolor acumulou casos de atrasos salarias, penhora de valores nas contas bancárias, débitos com empresas prestadoras de serviços, problemas trabalhistas e finanças sempre no vermelho. A fama de mau pagador se enraizou no time baiano, que mesmo com um nebuloso quadro econômico à frente, insistia em repetir a mesma fórmula equivocada a cada ano.
Para 2014, no entanto, a promessa é de uma mudança na planilha. Diretor financeiro do Tricolor, Reub Celestino apresentou na última semana, durante reunião com os conselheiros, o orçamento do clube para a temporada 2014. O plano de ação é dividido em duas partes, mas tem apenas um objetivo: mudar a equação usada anos a fio para salvar as finanças do Bahia e dar ao clube um horizonte mais promissor, com saúde econômica e potencial para investir no mercado.
A primeira parte do planejamento elaborado pelo diretor financeiro isola 2014 em uma espécie de bolha. O projeto engloba apenas as receitas e despesas previstas para a próxima temporada, e antevê um final de ano com saldo positivo após anos de déficit nas finanças do clube.
- A ótica é a seguinte: existe um estoque grande de dívidas no Bahia, um passível grande. Isso pressiona bastante toda a administração. O orçamento que fiz tem que ser considerado em um universo isolado para entender que a gestão 2014 será positiva. A apresentação que fiz ao conselho é de um orçamento rigoroso, austero, que exige respeito e atenção da diretoria. Caso os princípios, os objetivos estratégicos e operacionais, valores expostos, intenções e a concepção forem respeitados, teremos um resultado orçamentário de R$ 3 milhões em 2014. As receitas estão estimadas em termos líquidos em R$ 74 milhões, mas tiramos quatro milhões em deduções nove em adiantamentos. São, portanto, R$ 61 milhões de receitas e R$ 58 de despesas – afirmou Reub Celestino em conversa com o GE.
- Fizemos um planejamento começando do zero e terminando no final. Atrás de 2014 nós ficamos com os estoques de dívidas. Depois teremos outra gestão. Quero dizer às pessoas que o Bahia tem jeito. Se consigo fazer um orçamento do zero e terminar positivo, o Bahia tem jeito operacional. Isso é uma grande lição – complementou o dirigente.
Apesar de isolar 2014 no planejamento, Reub afirma que o Bahia não deixará de cumprir os compromissos assumidos com os credores. A segunda parte do plano de ação elaborado pelo diretor financeiro prevê uma negociação para o pagamento das dívidas assumidas pelo clube. O objetivo é diluir os valores em parcelas para que o Tricolor consiga honrar com os pagamentos em dia.
- Montei a casa, mas as pessoas entram e precisamos arrumá-la. Temos um estoque de dívidas que arrebenta tudo. Tenho que organizar o pagamento das dívidas, definir quais são as prioridades. Claro que definir o que é mais importante na visão do gestor, já que para o credor a dívida dele é sempre mais importante. Tenho que diluir as dívidas no tempo através de mecanismos. A gente pode ainda ter melhorias da receita programada no próprio orçamento e redução de gastos. Com isso, terei dois financiamentos dentro da própria estrutura do orçamento. Tudo isso para pagar o estoque de dívida. A gente pode fazer parcelamento de tributo. Posso parcelar com os próprios credores. Com a vontade deles ou não. Pedir um abatimento e pagar em um ano ou dois, alongando o período de pagamento da dívida. Viabilizando em tempo maior a vida do Bahia. Em resumo, a primeira parte do orçamento resolve a vida do Bahia em 2014 contido nele próprio. A segunda parte resolve a estrutura de dívida e tenta livrar o clube da má fama no tempo futuro – explicou.
FAIR PLAY FINANCEIRO
Uma das preocupações de Reub Celestino para a próxima temporada é com o cumprimento dos prazos para o pagamento das dívidas. O fair play financeiro está entre os primeiros itens da cartilha do diretor financeiro tricolor, que promete, logo de início, regularizar o pagamento de salários para jogadores e funcionários do clube.
- Ainda não paguei os salários atrasados. Já fiz uns quinze telefonemas para resolver isso, mas ainda não conseguir. Existe uma prática no Bahia de pagar o salário no dia 20 do mês seguinte ao vencimento. Ainda não consegui acabar com isso aqui. Mas o plano é entrar em janeiro sem essa situação. Quero pagar os salários atrasados, incluindo o 13º salário de forma integral, benefício que não foi pago em 2011 e 2012, e começar janeiro em dia. Esse é o plano – declarou.
Segundo dados divulgados pela assessoria do Bahia, os gastos administrativos do clube foram reduzidos em 50% desde que Fernando Schmidt foi empossado presidente. Reub Celestino destaca que o fair play financeiro pauta também membros do departamento de futebol, como o diretor William Machado e o técnico Marquinhos Santos.
- O salário do William já vem reduzido em comparação ao mercado. O salário do técnico também. Uma ilustração do fair play financeiro que me toou foi conversando com o próprio William. Em uma conversa pessoal, perguntei quando ele retornava para Salvador, já que o diretor de futebol tem direito a um carro alugado e tinha que fazer isso. Só que ele falou que não queria que o Bahia um carro. Ele disse que ia comprar um pra ele. Isso bateu dentro de mim com um bom exemplo. O Marquinhos Santos informou que vinha para Salvador com a família. Liguei para perguntar quando ele viria para comprar as passagens. Mas recebi a informação de que ele pagaria a passagem da família. Isso serve de exemplo de que todos estão empenhados com a ideia no clube – contou o dirigente
ACORDO COM A FONTE NOVA
Reub Celestino revelou ainda que uma reunião entre diretores do Bahia e representantes do consórcio Arena Fonte Nova discutiram o contrato firmado no ano passado, durante a gestão de Marcelo Guimarães Filho. Um aditivo foi incluso no acordo para possibilitar que o Bahia salde as dívidas deste ano e entre em 2014 sem saldo negativo. O objetivo é antecipar parte da receita originalmente programada para 2014.
- Estive em uma reunião na sexta passada com a arena para conseguir recursos deles, de crédito futuro. Alteramos o contrato com a Fonte Nova. Um aditivo contratual. Foi-me informado que na sexta-feira conseguiríamos o apoio do conselho. Não me passaram ainda. Na hora que me passarem o que foi acordado, já existe um lado financeiro pronto. Se fizer isso hoje, pago não só o salário do mês de novembro, que está atrasado, como o de dezembro, o direito de imagem e o 13º integral. Vamos poder regularizar a situação e começar a pagar os salários no quinto dia do mês - garantiu.
Por contrato, o Bahia recebe nove milhões anuais da Arena Fonte Nova. Segundo Reub, o Tricolor vai tentar antecipar a maior quantia possível para saldar as dívidas.
- Precisamos antecipar o máximo que pudermos, já que precisamos pagar isso agora. O máximo que a gente puder. Além de pagar a folha, temos que pagar fornecedores, acordos judiciais e extrajudiciais – contou.
De acordo com o diretor financeiro tricolor, a dívida do clube ultrapassa os R$70 milhões, sendo que a maior parte consiste em tributos.
- É a maior parcela da nossa dívida. As dívidas trabalhistas giram em torno de R$ 20 milhões, com os fornecedores é de R$ 10 milhões. Já os tributos são de aproximadamente R$ 42 milhões – descreveu Reub Celestino.
A maior parte da receita do Tricolor ainda é proveniente das cotas de transmissão para os jogos. Contudo, parte da verba foi antecipada pela antiga gestão, comprometendo os valores a receber até 2018.
- A televisão ainda é nossa maior fonte de receita. Mas tem valores que foram antecipados. Em 2014 vai dar uma melhorada em comparação a 2013. Fizeram adiantamentos até 2018 referentes às luvas. Precisamos criar outras fontes de receita. Aumentar o número de sócios. Precisa ser mais otimista em cima disso. Tudo o que fizer será pra melhor – projetou."

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Branquinho é o primeiro reforço do clube pra 2014

O Bahia acaba de anunciar através de mensagem de texto (SMS) para os sócios do clube a sua primeira contratação para a temporada 2014. Trata-se do meia Branquinho, 30 anos, que estava no Cerezo Osaka, do Japão.
Wellington Clayton Gonçalves dos Santos já passou por Rio Preto, Botafogo-SP, Barueri, Botafogo-SP, Ceará, Santo André, Atlético-PR, Montedio Yamagata (JAP) e Cerezo Osaka (JAP).
Confira a ficha técnica do jogador:
Nome Completo: Wellington Clayton Gonçalves dos Santos
Data de Nascimento: 02/01/1983 (30 anos)
Naturalidade: São José do Rio Preto-SP
Altura: 1,72m
Peso: 71 Kg

Clube lança nova camisa com tiragem limitada

Aproveitando as festas de final de ano, o Bahia anunciou nesta sexta o lançamento de uma série especial da camisa Democracia, chamada Série Ouro. Confeccionada em algodão, a camisa traz o escudo do clube e as duas estrelas dos Nacionais em dourado.
“Foto:









A estratégia do clube é tornar a camisa um item de colecionador ou presente de final de ano, uma vez que o lote de produzido foi limitado. Além disso, seu preço foge do que normalmente é praticado nos uniformes de jogo: R$219,99. Os sócios do clube contam com desconto de R$20,00.

Empresário oferece irmão de rival ao Bahia

O empresário Régis Marques ofereceu ao Bahia o meia-atacante Emanuel Biancucchi, Irmão de Max que joga no rival de Canabrava.
Segundo ele, em entrevista à rádio CBN na noite de quinta, William entrou em contato pedindo a indicação de alguns nomes para reforçar o Tricolor em 2014 e, dentre seus jogadores agenciados, o Biancucchi mais novo é sua melhor opção.
Segundo o Ibahia.com , o meia de 25 anos começou no Newell`s Old Boys e passou por times menores da Alemanha, Espanha e Paraguai até ser contratado pelo Olimpia, onde não conseguiu se firmar, ficando na reserva durante a maior parte da temporada 2013, atuando em apenas seis partidas e sem marcar gols.


Atacante fala de sua saída e acusa ex-dirigente

Matéria publicada no Ibahia.com nesta sexta:
"O contrato do atacante Adriano Michael Jackson com o Bahia termina no dia 31 de dezembro e tudo indica que o artilheiro do time na Série B 2010 voltará a defender o Dalian Shide, da China. Afastado do time tricolor após o Campeonato Baiano, em maio, e emprestado ao Atlético-GO em agosto, durante o processo de intervenção judicial, o jogador conversou com o iBahia Esportes, por telefone, e desabafou. Adriano diz ter sido vítima de "trairagem" no Bahia.
"O que aconteceu? Você sabe que quem é do bem nunca cai e quem é traíra é sempre pisoteado. Quem fez trairagem e quis me tirar do clube hoje está desempregado. Depois de tudo que eu fiz pelo clube, fazer o que fizeram comigo? Pesou na cabeça deles. Um clube que tenho carinho, que eu gosto pra c... A torcida do Bahia nunca me deixou de mão. Não sei o que fiz. Acho que quiseram me tirar para trazer jogadores deles", afirmou o jogador, fazendo referência ao ex-diretor de futebol Anderson Barros.
"Depois de tudo que eu fiz pelo clube, fazer o que fizeram comigo?", desabafou Adriano
Segundo Adriano, o ex-dirigente tricolor chegou a elogiá-lo na chegada ao clube, mas depois mudou o discurso. Ele afirma que sequer teve chance de falar com o técnico Cristóvão Borges. "Nem conheci ele. A diretoria falava que eu não precisava conversar com o treinador. Um treinador baiano que nem eu. Foi trairagem. Nem quiseram contato, só disseram que foi decisão da comissão. Também não critiquei. Trouxeram os jogadores que quiseram e deu no que deu", alfineta.
Seu último clube, o Atlético-GO escapou do rebaixamento à Série C, mas Adriano ainda lamenta o ocorrido no Bahia durante o primeiro semestre de 2013. "Com certeza foi o momento mais difícil da minha carreira. Depois dessa saída eu fiquei chateado pelo fato de ter acontecido isso e pelo clube. Muitos viram o que eu fiz no Bahia e nessa hora não apareceu ninguém de lá para me dar uma força".
Volta para China
Michael Jackson diz que o fato tirou a vontade dele continuar jogando no Brasil em 2014. "Depois disso aí tenho vontade de voltar para a China. O único clube que eu queria era o Bahia, mas aconteceu essa m... contra mim. Saí como ídolo em 2010 e em 2013 saí como jogador que não presta. Faltou reconhecimento".
O alento do jogador está na torcida, que, segundo ele, segue apoiando. "Sempre quando alguém me vê nas ruas, e também pelas redes sociais, me dá apoio, fala que vou voltar um dia, essas coisas. Fico feliz em ouvir isso. Não abaixei a cabeça. Ajudei muito o Bahia e o Bahia também me ajudou. Eles (torcedores) têm carinho por mim", garante.
Revelado nas categorias de base do Esquadrão, Adriano deixou o clube antes mesmo de se profissionalizar e voltou por empréstimo do Fluminense em 2010, quando se destacou na campanha do retorno à elite. Este ano, começou como titular, mas acabou perdendo espaço e ficou no banco de reservas até o afastamento. O iBahia Esportes tentou contato com o ex-diretor tricolor Anderson Barros, mas todas as ligações caíram na caixa de mensagens."

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Diretor do Flamengo descarta empréstimo de meia

Enquanto a Nação Tricolor segue ávida por contratação de reforços para a próxima temporada, um que era dado como "quase certo" não deve vir mais para o Esquadrão para o ano que vem. Trata-se do meia Gabriel, que teve seu empréstimo descartado pela diretoria do Flamengo, com quem tem contrato até 2017.
O motivo do "recuo" --antes o atleta era tido como "negociável" pelos cariocas-- seria a dificuldade para contratar reforços que o Flamengo também vem enfrentando. Além do meio-campista revelado pelo Bahia, o zagueiro González, que também deveria ser emprestado, seguirá no clube na próxima temporada.
"O Gabriel não será negociado, ele segue conosco para 2014. É um jogador de grupo, importante", salientou o diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, ao Lance!. O dirigente ressaltou que o clube precisará de um elenco numeroso, já que disputará uma competição a mais no ano que vem: a Libertadores.

Lomba deve ficar; troca de Feijão segue indefinida

Por Miro Palma para o Correio 24 horas:
“O goleiro Marcelo Lomba surgiu como opção para o Vasco na próxima temporada. A proposta ainda nem chegou na mesa, mas a diretoria do Bahia tratou logo de descartar a possibilidade de liberar o paredão. Assessor especial da presidência, Sidônio Palmeira foi enfático. “Marcelo Lomba é o nosso Rogério Ceni. Ele tem uma identidade grande com o Bahia e acredita no projeto da diretoria. É um ídolo da torcida e vai continuar aqui com a gente”, compara ao são-paulino.
Sidônio, inclusive, diz que quer ampliar o contrato do camisa 1. “Não chegou nenhuma proposta e, se chegar, a gente não tem o interesse de negociar. Há possibilidade de ampliação do contrato também. O vínculo dele vai até o ano que vem, mas pretendemos conversar logo no início do ano”, comenta Sidônio, para depois finalizar. “Lomba não é bom somente como goleiro, mas como pessoa também. Ele acredita em um ano melhor para ele e para o Bahia”, conta. 
Feijão
A negociação entre Bahia e Flamengo por Feijão segue em ritmo lento. Diretor de futebol tricolor, William confirmou que a vontade do treinador Marquinhos Santos é continuar com o  volante na próxima temporada. “O interesse do Flamengo existe, mas existem outros fatores a serem considerados também. Estamos conversando”, disse. ”

Correio*

Lateral campeão pelo Brasil interessa ao Tricolor

Com passagens pela Seleção e algumas das principais equipes brasileiras, como Corinthians, Santos e Internacional, o lateral esquerdo Kléber pode ser anunciado como novo reforço do Tricolor para a temporada de 2014.
Recentemente dispensado pela equipe gaúcha, onde atuou nas últimas quatro temporadas, conquistando, inclusive, a Taça Libertadores da América de 2010 e Recopa Sul-Americana de 2011, o atleta de 33 anos está disponível no mercado e foi sondado para assumir a vaga ocupada esse ano por Raul e Jussandro, que deve ser emprestado para adquirir experiência.
Kléber foi convocado para a Seleção Brasileira por diversas vezes pelos técnicos Felipão, Parreira, Dunga e Mano Menezes, tendo sido campeão da Copa América, em 2007, e da Copa das Confederações de 2009. No entanto, ficou de fora da última Copa do Mundo disputada na África do Sul, perdendo a vaga no time comandado por Dunga para Michel Bastos.
No currículo do experiente jogador destacam-se muitos títulos e premiações, como os Campeonatos Brasileiros de 98 e 99, além do Mundial de Clubes da Fifa de 2010, pelo Corinthians; Paulistão 2006 e 2007 pelo Santos, Bola de Prata (Revista Placar) 2006, 2007 e 2009 e melhor lateral esquerdo do Brasileirão de 2007 – Prêmio Craques do Brasileirão (CBF).