Uma pesquisa divulgada nesta semana pela Pluri Consultoria mostrou o que muitos pareciam não imaginar. A torcida do Bahia tem perdido espaço para outras do norte-nordeste.
As razões não são outras senão ausência de títulos por mais de 10 anos e a duradoura permanência nas divisões inferiores do futebol brasileiro. O principal motivo da decadência e consequentemente queda do número de torcedores tem sido justificada por jornalistas de todo o país: As falhas na administração do clube.
Segundo o resultado publicado pela Pluri Consultoria, o Tricolor, com 1,2%, teria perdido o 13º lugar para o Sport, que agora representa 1,4% dos torcedores brasileiros. O Vitória-BA vem atrás com 0,8%, seguido pelo Santa Cruz-PE com 0,7%.
Clique aqui para ver o resultado completo da pesquisa.
OUTRAS PESQUISAS
Há cerca de 20 anos, em dados mostrados pela revista Placar em outubro de 1993, o Tricolor ocupava a 13ª colocação do ranking com 2,5% de torcedores. O time, então presido por Paulo Maracajá, era o que mais tinha torcedores no nordeste. O Sport com 2,2% e o Santa Cruz com 2% vinham em seguida.
Em 2004, na era Marcelo Guimarães e Francisco Pernet, o IBOPE revelou outros dados. O Bahia teria 1,1% enquanto o Sport e o Vitória-BA, que começava a se destacar, teriam 1% cada. Remo com 0,7% e Paysandu com 0,6% seguiam.
Em 2006, já com Petrônio Barradas, o instituto Ipsos Marplan tratou de empatar a disputa. A pesquisa mostrou que Bahia e Sport dividiam o 13º lugar do país com 2% cada. Fortaleza, Ceará, Santa Cruz e Vitória-BA apareciam logo atrás com 1%.
Em 2010, o portal esportivo Lance! divulgou, em parceria com o IBOPE novos dados que diziam que o Sport teria 1,7% enquanto o Bahia teria 1,6% dos entrevistados. O Bahia é presidido por Marcelo Guimarães Filho desde 2008.
Essa disputa se manteve em outras pesquisas, mas todas com leve superioridade para o Tricolor. No ano de 2012, a Pluri Consultoria publicou dados que provavam que o Bahia teria aproximadamente 2,4 milhões de torcedores, enquanto que o Sport teria 2,2 milhões e o Vitória-BA teria 2 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário