baheaa

Bahêa Minha Vida

Bem-Vindos

Bem-vindos: È Tudo Nosso!!! BBMP

domingo, 31 de março de 2013

Técnico vê dois jogos e se diz tranquilo pro BA-Vi


 Dois jogos em 90 minutos. Foi essa a percepção do técnico Jorginho do empate do Bahia com o Bahia de Feira. Após o duelo da tarde deste domingo, o treinador disse que o primeiro e o segundo tempo do Tricolor foram completamente diferentes. Para ele, depois de não conseguir jogar na primeira metade da partida, a equipe se encontrou em campo e chegou ao empate no tempo final.
"Vi dois jogos completamente distintos. No primeiro tempo só jogou o Bahia de Feira e nosso time não conseguiu nem avançar um pouquinho. O primeiro tempo foi muito mal, horrível. No segundo tempo parece que, contra o vento, eles queriam jogar até melhor. Jogou muito melhor, teve uma qualidade melhor", comentou o treinador na entrevista coletiva.
A mudança de postura do Bahia nos 45 minutos finais foi acompanhada de mudanças táticas do treinador. Depois de iniciar o jogo com três volantes, Jorginho colocou Marquinhos no lugar de Diones logo aos 33 minutos do primeiro tempo. Na volta do intervalo, Anderson Talisca substituiu Paulo Rosales.
Coincidência ou não, o Bahia conseguiu melhorar a postura no segundo tempo e chegou ao empate. Depois de levar dois gols de Rômulo em três minutos na primeira etapa, o Tricolor chegou ao 2 a 2 com dois gols de Obina. A evolução na segunda metade da partida, porém, não significa uma mudança tática garantida para a próxima partida.
"Não mexeu nada não. Eu tenho consciência de tudo. Respeito vocês e, para vocês, é simples. Vocês não têm que dar satisfação a ninguém", justificou Jorginho.

Globoesporte.com (Adaptado)

Obina exalta luta, mas fala em lição para clássico

  O primeiro tempo do Bahia foi irreconhecível. Sem conseguir se encontrar dentro de campo, o time viu o Bahia de Feira mandar na etapa inicial e marcar dois gols. Salvador da pátria, após marcar dois gols no segundo tempo, Obina reconhece o fraco início de jogo.
"A gente sabe que não jogou bem no primeiro tempo. Um time grande, como o Bahia, não pode vacilar e precisamos tomar como lição para não vacilar no clássico", alertou.
Após o empate fora de casa, o centroavante, com três gols em dois jogos, admite que o Bahia encontrou inúmeras dificuldades no Joia da Princesa.
"Foi uma partida de muita luta, é sempre muito difícil jogar aqui (Feira de Santana). Nós, apesar das críticas em cima do nosso time, o que é normal, conseguiu lutar e chegar ao empate", destacou.
Artilheiro da equipe no certame, Obina, para o clássico contra o Vitória, domingo que vem, terá a sombra do centroavante Souza, que está recuperado de lesão e à disposição do treinador.

Bahia Notícias (Adaptado)

No sufoco, Bahia empata com o xará em Feira


Um primeiro tempo irreconhecível. Dois golaços do centroavante Rômulo e desvantagem no placar. Nos quarenta e cinco minutos finais, em dia inspirado do centroavante Obina, o Bahia conseguiu arrancar o empate em 2 a 2, na tarde deste domingo (31), no Estádio Joia da Princesa. Agora, na próxima rodada, o Tricolor terá pela frente o grande clássico diante do Vitória, em jogo que marcará a reinauguração da Arena Fonte Nova.
O jogo
Foto: Will Vieira/ecbahia.com 
A primeira boa oportunidade do Bahia em Feira de Santana, o que não soa como novidade para ninguém, foi através da bola parada. Aos 7, Neto cobrou falta e Adriano Michael Jackson, de cabeça, mandou para fora. O Tricolor teve outra chance pouco depois. Aos 9, Rosales rolou e Hélder mandou uma bomba, mas sem direção.
O goleiro Marcelo Lomba, do outro lado, só foi trabalhar aos 13 minutos. O lateral Da Silva bateu de fora, colocado, e o arqueiro tricolor encaixou, sem muitas dificuldades. Aos 27 minutos, em lance inspirado do atacante Rômulo, o camisa 1 do Bahia nada conseguiu fazer.
O camisa 9 do Bahia de Feira aplicou um lindo drible sobre Diones, por debaixo das pernas, e emendou um forte chute de fora. A bola morreu no ângulo esquerdo de Lomba. Um golaço e Bahia de Feira na frente do placar. Achou pouco? Então o centroavante resolveu fazer outra pintura no Joia da Princesa.
Aos 29, de costas para o gol, Rômulo recebeu um cruzamento, matou no peito e de bicicleta marcou o segundo gol na partida, o segundo golaço diante do Bahia. O gol imediatamente fez com o que treinador Jorginho desfazer o esquema com três volantes, colocando Marquinhos no lugar de Diones. Ainda que timidamente, após a mudança tática, o Tricolor melhorou. Obina, em duas oportunidades, finalizou de fora. A primeira delas parou no goleiro Jair, e na segunda a bola passou rente ao poste esquerdo.

Confira os dois gols de Rômulo, do Bahia de Feira e os dois de Obina, que garantiram o empate ao Bahia.


Para o torcedor do Bahia, apesar do resultado adverso, o segundo tempo não poderia começar melhor. Com menos de um minuto, o meia-atacante Marquinhos sofreu pênalti. Obina encheu o pé e diminuiu o placar no Joia da Princesa. O Tricolor cresceu. Poucos minutos depois, Marquinhos tabela com Talisca e cruza. Adriano Michael Jackson teve a chance do empate, mas tentou bater de letra e se atrapalhou sozinho. Aos 16, após cobrança de escanteio, o Esquadrão quase deixa tudo igual. Obina aproveitou o lance e bateu cruzado. O zagueiro Menezes, depois que a bola passou do goleiro Jair, apareceu no meio do caminho e mandou a bola para escanteio.
O meia Bruninho, após falta dura no lateral-direito Neto, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com a superioridade numérica, o técnico Jorginho deixou o time ainda mais ofensivo com Matheus no lugar de Hélder. O time encontrou dificuldades para chegar ao gol do time da casa. Mas, aos 48 minutos, o centroavante Obina mostrou ter faro de gol. A defesa do Bahia de Feira, após cruzamento, não cortou e a bola parou nos pés do camisa 9. Obina encheu o pé e deixou tudo igual.
Bahia Notícias (Adaptado)

sábado, 30 de março de 2013

Tricolor pronto para jogo contra o Bahia de Feira


O elenco fechou a preparação neste sábado.
Na manhã deste sábado, o elenco do Bahia finalizou sua preparação para o jogo de amanhã, contra o Bahia de Feira.

O grupo tricolor participou do tradicional recreativo e em seguida, treinou cobranças de faltas e escanteios.

O atacante Souza treinou com bola pelo segundo dia seguido, mas em decisão conjunta entre o departamento médico, comissão técnica e o próprio atleta, ele ficará de fora desta partida, já que treinou pouco tempo com bola e está retornando de uma lesão na panturrilha. O artilheiro será preparado para o clássico BA-VI.

Além de Souza, o Bahia não contará com o atacante Ryder, que se recupera de dores musculares e do zagueiro Demerson, que sentiu dores no joelho direito e fará um exame para verificar se houve lesão.

Após o treinamento, os jogadores permaneceram no Fazendão, almoçarão e seguirão viagem para Feira de Santana no inicio da tarde.

O técnico Jorginho relacionou 18 jogadores para o confronto de amanhã.

As novidades da lista são o goleiro Omar, que está recuperado de lesão no quadril,  o volante Hélder, recuperado de uma entorse no tornozelo e do zagueiro Brinner, que não havia sido relacionado no último jogo.

Nesta lista, seis atletas(Omar, Jussandro, Feijão, Talisca, Adriano e Matheus) foram formados na base do Bahia.

Confira a lista completa:

GOLEIROS: Marcelo Lomba e Omar

LATERAIS: Neto, Jussandro e Magal

ZAGUEIROS: Brinner, Titi e Danny Morais

VOLANTES: Feijão, Fahel, Diones e Hélder

MEIAS: Marquinhos, Anderson Talisca e Rosales

ATACANTES: Adriano, Obina e Matheus

sexta-feira, 29 de março de 2013

Confira mais detalhes sobre o BA-Vi da Arena FN

 A Assessoria de Imprensa do Esporte Clube Bahia publicou uma nota esclarecendo alguns detalhes do jogo que irá inaugurar a Arena Fonte Nova, o BA-Vi do próximo domingo, 07/04. Confira:
"A grande expectativa em relação ao BA X VI de estreia da Arena Fonte Nova tem gerado muitos questionamentos no torcedor tricolor que está ansioso por informações. Algumas notícias são muito animadoras, como o fato de a primeira fila de cadeiras ficar a apenas 10 metros do campo. “A visão é muito boa. O torcedor vai ver tudo bem de perto, não vai perder nenhum detalhe”, disse o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho.
Para a inauguração, o consórcio que administra o estágio, em comum acordo com o governo do Estado e com os dirigentes do Bahia e do Vitória, decidiu que 58% dos assentos serão reservados para o torcedor tricolor e 42% serão para o time adversário. Embora o normal seja que o time com mando de campo tenha 90% dos assentos reservados, a divisão foi feita desta maneira para contemplar todos os torcedores que desejarem participar deste momento histórico. Segundo Marcelo Gimarães Filho, “o jeito baiano alegre e acolhedor vai prevalecer e fazer uma linda festa para todo o Brasil ver”.
Como não poderia deixar de ser, com o estádio dividido praticamente pela metade, uma parte das cadeiras – o setor Leste, anel 1- vai pegar sol logo no início do jogo, às 16h. “A determinação das áreas coube ao consórcio e à Polícia Militar, que teve de efetuar a divisão das torcidas com base na divisão já existente no estádio, a fim de garantir a segurança do público”, explica o presidente. No próximo BA X VI, no dia 28 de abril, a organização será invertida e o setor Oeste, que não pega sol, será reservado ao Bahia.
Entrada
Outra informação importante é que a entrada dos tricolores portadores do TOB Arquibancada será realizada pelo acesso Norte 1, na Ladeira da Fonte das Pedras. Eles assistirão o jogo nos anéis 1e 2 do setor Norte.
Já os torcedores que possuem o TOB Cadeiras entrarão pelo acesso Leste (Ladeira da Fonte das Pedras, entrada de pedestres pelo Edifício Garagem) e vão ficar no 1º anel do setor leste. Neste jogo, devido à peculiaridade do evento, não haverá catracas exclusivas para os torcedores TOB. De acordo com a assessoria de imprensa da Arena Fonte Nova, isso vai ser revisto nas próximas partidas. Também por determinação do novo administrador do estádio, a partir de agora, crianças com mais de (02) dois anos de idade vão pagar ingresso.
Necessidades Especiais
Os Portadores de Necessidades Especiais e obesos precisam dizer, no ato da compra do bilhete, que necessitam de assentos especiais para que a reserva possa ser feita. No dia do evento, esses torcedores terão acesso pelas catracas preferenciais, que estão localizadas nas entradas Norte, para os tricolores."

quarta-feira, 27 de março de 2013

Jorginho comanda primeiro treino tático da semana


Equipe se prepara para enfrentar o Bahia de Feira no domingo
Na tarde desta quarta-feira (27), o elenco do Bahia se reapresentou e treinou no Fazendão. O técnico Jorginho comandou um trabalho tático, em preparação da equipe que enfrentará o Bahia de Feira, no próximo domingo (31), às 16 horas, no Estádio Jóia da Princesa.
 
O treinador realizou a atividade e contou com o retorno do volante Hélder, que ficou de fora da partida contra a Juazeirense, por sentir dores no tornozelo. Jorginho testou o jogador na equipe titular
 
Com isso, Jorginho ganhou a dúvida de manter a equipe que jogou domingo ou voltar com o esquema dos três volantes, que atuou contra o Vitória da Conquista, na primeira rodada do Baianão.
 
No tático, o treinador procurou a todo instante passar orientações e corrigir o posicionamento dos atletas.

O destaque do trabalho tático foi o meia atacante Zé Roberto, que marcou dois gols.
 
A boa novidade do dia foi a presença do lateral-esquerdo Ávine, que em determinada parte do trabalho atuou na equipe reserva.
 
Na academia, os atacantes Souza e Ryder participaram de um trabalho físico, com o professor Vitor Gonçalves. Os dois atletas fazem uma atividade de recondicionamento físico, após se recuperaram de lesão.
 
Nesta quinta-feira (28), o elenco volta a treinar às 16 horas, no Fazendão.

terça-feira, 26 de março de 2013

Treino físico e coletivo na tarde desta terça-feira


O grupo treinou em dois períodos.
Na tarde desta terça-feira, o elenco do Bahia realizou o segundo treinamento programado para o dia de hoje.

O grupo foi dividido em dois tipos de trabalho. Os atletas que jogaram mais de 45 minutos contra o Juazeirense e treinaram com bola hoje pela manhã, fizeram uma atividade física na sa de musculação, comandados pelo preparador físico Anderson Gomes. Exercícios de CORE também foram aplicados, no intuito de prevenir lesões e dar mais estabilidade aos atletas.

O segundo grupo disputou um coletivo contra a equipe júnior.

O time do técnico Jorginho treinou com: Omar, Pablo, Brinner, Danny Morais(Diego) e Jussandro(Madson); Toró, Feijão(Amorim), Anderson Talisca(Zé Roberto) e Jéferson; Italo Melo e Matheus(Thuram).

A equipe júnior, do técnico Sérgio Araújo, treinou com: Renan, Raí(Guilherme), Robson, Maracás(Cláudio) e Laércio; Amorim, Dedé(Diego), Guilherme e Carlos(Everson); Zé Roberto e Kel.

O coletivo terminou 6 x 3 para o time profissional, com gols de Jéferson(2), Matheus, Talisca, Pablo e Toró. O time júnior descontou com Alexsandro, Kel e Zé Roberto.

O volante Hélder desceu para o campo e fez um treino físico a parte com o preparador físico Eduardo Fontes. O atleta está se recuperando de uma entorse no tornozelo, sofrida no jogo contra o Conquista.

O atacante Ryder, que se recuperou de um estiramento muscular na coxa e treinou com bola hoje pela manhã, foi poupado no turno da tarde.

O atacante Souza treinou mais uma vez na academia, no processo de transição do departamento médico para o trabalho de campo, em recuperação da lesão sofrida na panturrilha.

O lateral Ávine treinou os dois períodos, trabalhando normalmente com o restante do grupo. No período da tarde, o ala fez fortalecimento muscular na academia.

O volante Kléberson, que foi emprestado ao Philadelphia Union, dos EUA, já não treinou com o grupo nesta terça-feira. O atleta está resolvendo os últimos detalhes da sua transferência para o seu novo clube e deve embarcar ainda esta semana para lá.

Nesta quarta-feira, o elenco tricolor treinará no turno da tarde, às 16h00, no Fazendão, dando prosseguimento a preparação para o jogo de domingo, contra o Bahia de Feira.

Reapresentação com retornos de ex lesionados


O técnico Jorginho poderá contar com novas opções.
Na manhã desta terça-feira, o elenco do Bahia se reapresentou no Fazendão, após o triunfo de domingo, contra o Juazeirense.

Antes da bola rolar, o técnico Jorginho reuniu o grupo no centro do campo e teve uma conversa com os jogadores.

O treinador tricolor teve boas notícias nesta terça-feira.

O volante Hélder, o meia Zé Roberto e o atacante Ryder, que estavam lesionados ou se recuperando de contusões na semana passada, voltaram a treinar com bola normalmente.

O lateral esquerdo Ávine treinou mais uma vez com bola e com o grupo principal, demonstrando que sua recuperação está caminhando bem.

O atacante Souza, que se recupera de uma lesão na panturrilha, treinou na sala de musculação e está na fase de transição do departamento médico para o campo.

No campo, os jogadores participaram de um treino ´técnico com bola, em campo reduzido, comandado pelo técnico Jorginho.

No turno da tarde, às 16h00, o grupo treinará novamente no Fazendão.

segunda-feira, 25 de março de 2013

"Adu quem?": diretor de marketing é alvo de jornal


As notinhas abaixo foram publicadas na coluna semanal de bastidores do futebol baiano chamada "Bate-Pronto", do jornal Correio, nesta segunda-feira. Confira:
"Site? Mas quem é Adu?
Freddy Adu já está na área para assinar com o Bahia e, após ir à Fonte Nova, estava ontem em Pituaçu. O problema é que o marketing não está entrosado com o futebol. Na segunda passada, questionado sobre quais ações ia desenvolver com Adu, o vice-presidente de marketing, Sacha Mamede, se surpreendeu. “Quem? Não estou sabendo desse jogador não”. E o presidente Marcelo Guimarães Filho já falou até de fazer versão oficial do site em inglês...
A vida é cheia de surpresas
O Bahia fez promoção ontem em Pituaçu: quem fizesse o TOB tinha acesso garantido já ao Ba-Vi de 7 de abril, na abertura da Fonte Nova. Legal a iniciativa. Só que faltou formulário pra quem foi ao stand em Pituaçu e os tricolores ficaram na mão. “A torcida do Bahia é maior do que a gente imagina”, disse o vice-presidente de marketing do clube, Sacha Mamede, em entrevista à rádio Itapoan. Com o problema, a tendência é estender a promoção por essa semana.
Outplan x BWA: a vingança
Quando Pituaçu foi inaugurado, Bahia e Sudesb brigaram para definir qual empresa seria responsável pela comercialização dos ingressos. O Bahia queria manter a BWA, também parceira do Vitória, mas a Sudesb queria o serviço da Outplan. Houve brigas, questionamentos judiciais e, por fim, o Bahia, como mandante dos jogos, levou a melhor sobre a administradora do estádio. Agora, quatro anos depois da derrota, a Outplan vai poder sorrir. A empresa já acertou com a Fonte Nova Participações para operar as catracas da nova Arena, comercializando os ingressos.
Rescisão milionária
Com a volta da Outplan, será possível comprar ingressos pela internet, através do site www.futebolcard.com.br. Mas tanto o Bahia como o Vitória têm uma outra preocupação: o valor da multa para rescindir o contrato. Pela confecção de ingressos, o Bahia repassa 10% da renda bruta à BWA, enquanto o Vitória costuma pagar 8% da renda bruta ou o mínimo de R$ 8 mil. Inclusive, no passado, o Bahia já pegou até adiantamentos com a BWA. Vai ter briga na novela..."

Clube diz que americano só "deu entrada" no visto


 A assessoria de imprensa tricolor divulgou por e-mail o comunicado abaixo. Apesar disso, foi apurado que Adu realmente já assinou com o Bahia (inclusive, até dezembro deste ano), mas o clube teme não conseguir registrá-lo a tempo do fechamento da janela de transferências internacionais --daí a precaução em anunciar oficialmente a contratação. Leia:
"O Esporte Clube Bahia está tomando todas as medidas necessárias para a regularização do meia atacante Freddy Adu.
Como ele é jogador oriundo do exterior, Adu precisa ter visto de trabalho brasileiro, para conseguir tirar documentos do Brasil, como CPF e RG, para depois gerar o contrato no sistema da CBF.
Freddy Adu não assinou contrato com o Bahia ainda.
O que ele assinou, inclusive foi registrado com foto pelo próprio atleta, foi um documento para a retirada do visto de trabalho brasileiro.
A janela internacional de transferência fecha dia 05 DE ABRIL. O Bahia tem até esta data para dar entrada com toda a documentação no TMS( Transfer Matching System) da Fifa.
Mesmo que o nome de Adu não seja publicado no BID da CBF até dia 05 de abril, o atleta pode ser regularizado após a janela fechada, caso a documentação esteja "ok" no TMS.
O prazo para inscrição no campeonato baiano é dia 24 DE ABRIL.
Além do departamento de registro do Bahia e do supervisor Roberto Passos, que estão trabalhando neste caso de Freddy Addu, o clube conta com um escritório em Brasilia, especializado em transferências internacionais, prestando serviço ao Tricolor.
O clube também enviará um funcionário do registro do Bahia para Brasilia, no intuito de acelerar ao máximo o processo de regularização do jogador."

domingo, 24 de março de 2013

Freddy Adu assina contrato e coloca em rede social


Confirmado: o atacante Freddy Adu, 23, é o novo reforço tricolor. O jogador nascido em Gana e naturalizado norte-americano, que está em Salvador desde quinta-feira (21), assinou contrato neste domingo com o Bahia e publicou a foto por volta das 21h20 em seu perfil no Instagram.
"New journey! (nova jornada, em português)", exclamou o atleta na rede social de fotografias.
Mais cedo, Adu já havia escrito no Twitter: "Very excited for this new chapter. Thanks for all the good luck wishes and the continuous support!"(na tradução: Muito animado para esse novo capítulo. Obrigado por todos os desejos de boa sorte e pelo apoio contínuo).
A diretoria azul,vermelha e branca ainda não divulgou a duração nem valores do contrato. O anúncio oficial acontecerá nesta segunda-feira.

Programação semanal de treinos


Tricolor se prepara para terceiro desafio no Baianão

Depois de vencer o Juazeirense, o Bahia terá uma semana completa para treinamentos, visando o jogo contra o Bahia de Feira, que será próximo domingo, no Estádio Joia da Princesa.
 
Confira a programação de treinos do Esquadrão até a partida.
 
Segunda-feira (25/03) – Folga;
 
Terça-feira (26/03) – 09 horas e 16 horas: Treino, Fazendão;
 
Quarta-feira (27/03) – 16 horas: Treino, Fazendão;
 
Quinta-feira (28/03) – 16 horas: Treino, Fazendão;
 
Sexta-feira (29/03) – 16 horas: Treino, Fazendão;
 
Sábado (30/03) – 09 horas: Treino, Fazendão;
 
Domingo (31/03) – 16 horas: Jogo contra o Bahia de Feira, no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.

Burocracia pode atrapalhar estreia de Adu no Bahia


Foto: Peter Morgan/Ag. Reuters




















Burocracia pode atrapalhar Adu. Foto: Peter Morgan
O Bahia está em uma luta contra o relógio. Com Freddy Adu prestes a assinar contrato, o Tricolor estuda a melhor forma de regularizar o atleta antes do encerramento do prazo para inscrição de atletas no Campeonato Baiano 2013, que vence no dia 24 de abril. No processo, uma coisa é certa: o americano terá que sair do país para conseguir o visto de trabalho e só então ficar à disposição do técnico Jorginho.
- A gente está com o tempo corrido para fazer a regularização do Adu. Ele não vai precisar voltar aos EUA. Mas vai ter que sair do país, talvez para a Argentina, para depois entrar novamente no Brasil. Isso é necessário pelos tramites burocráticos. Amanhã [segunda-feira] já vou tratar desse assunto. Vamos correr para fazer isso antes que a janela feche – pontuou Marcelo Guimarães Filho.
Adu chegou em Salvador na manhã da última quinta-feira e fez um passeio pela capital baiana. O jogador conheceu os principais pontos turísticos da cidade e também a Fonte Nova, estádio que será a casa do Bahia a partir de abril. A apresentação oficial do atleta ainda não tem data definida, mas, a depender do resultado de exames realizados na sexta-feira, pode acontecer durante esta semana, no Fazendão.

GloboEsporte.com (Adaptado)

Treinador reclama de ansiedade e elogia argentino

 Apesar da boa atuação do time diante do Juazeirense, na tarde deste domingo (24), em Pituaçu, o técnico Jorginho não gostou da postura do time nos primeiros minutos. Para ele, o elenco tricolor apresentou ansiedade e isso não pode acontecer, principalmente dentro de casa.
"Essa ansiedade eu não posso dizer porque acontece, principalmente jogando dentro de casa. Isso não pode acontecer. Estamos do lado do torcedor, que nos apoia, e precisamos ter coragem de arriscar, de fazer. Não podemos nos intimidar", comentou.
O treinador, ao falar exclusivamente da atuação do argentino Paulo Rosales, elogiou a postura do camisa 10.
"O Paulo Rosales foi muito bem. Depois dos trinta minutos, com ajuda de todos os demais companheiros, ele fez uma excelente partida. Ele, na última semana, reclamou da musculatura e vamos fazer de tudo para ele ganhar velocidade, ganhar força", destacou.
Ao falar sobre a despedida do estádio, o comandante resumiu: "Foi uma bela despedida".

Bahia Notícias

Obina e Fahel marcam no triunfo do Bahia em casa


No jogo que foi chamado da "despedida" de Pituaçu, o Bahia venceu a Juazeirense na tarde deste domingo por 2 a 0, em partida válida pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Baiano. Com este resultado, o Tricolor manteve a liderança do grupo 1 da competição, com quatro pontos e no próximo final de semana vai encarar o Bahia de Feira, no Joia da Princesa.
Apesar desse tom de despedida, o Bahia deve ainda fazer alguns jogos em Pituaçu em 2013, já que a Arena Fonte Nova, novo mando de campo do Esquadrão, terá que ser entregue à FIFA pelo menos 30 dias antes da Copa das Confederações. O mesmo deve acontecer em 2014, com a Copa do Mundo. Mas com certeza um ciclo se encerrou em "Pituaço", palco das últimas conquistas do Bahia: o acesso em 2010, contra a Portuguesa, e o título estadual em 2012, diante do rival.
O Jogo

Jogando com três volantes e com uma postura tática muito eficiente, a Juazeirense não tomou conhecimento do Bahia e partiu para cima do Bahia desde o início do primeiro tempo. O Bahia teve muitas dificuldades para sair com a bola da defesa para o ataque.
E logo aos 20 minutos, os visitantes assustaram. Quirino recebeu passe dentro da área, driblou Marcelo Lomba e perdeu o ângulo na hora do chute. Sem opção, tocou para o meio da confusão, mas Madson não conseguiu chegar a tempo de concluir.
Seis minutos depois, outra chance da Juazeirense. Após falha de Titi, a bola ficou nos pés de Deon, que chutou forte, para a linda defesa de Marcelo Lomba. E depois de evoluir no confronto, o Tricolor foi para cima e por pouco não abriu o placar. Aproveitando um cruzamento de Magal, Titi testou firme, na trave de Maikon.
E, depois de melhorar no confronto, o Bahia abriu o marcador. Após lançamento de Rosales, o atacante Obina aproveitou a falha do goleiro Maikon para empurrar a bola no fundo das redes.
Com mais vontade, diferente do primeiro tempo, o Tricolor começou a etapa final a todo vapor. E logo aos três minutos, Obina foi lançado dentro da área e chutou com a perna esquerda, mas Maikon conseguiu defender.
Cinco minutos após esse lance, o Esquadrão ficou perto de ampliar novamente. Adriano recebeu passe de Marquinhos Gabriel dentro da grande área e bateu cruzado, para outra grande defesa de Maikon. A resposta da Juazeirense chegou em seguida. Deon pegou a bola dentro da grande área, dividiu com a zaga tricolor e conseguiu tocar para o gol, mas a bola saiu tirando tinta da trave de Marcelo Lomba.
Mas, melhor em campo, o Tricolor manteve a pressão. Aos 18, Neto chegou com velocidade na linha de fundo e cruzou rasteiro para Adriano, que conseguiu perder um gol inacreditável, sem goleiro. Tentando segurar o time da casa, a Juazeirense foi obrigado a explorar contra-ataques e por pouco não empatou aos 23. Muriel recebeu passe, limpou a zaga mandante e bateu colocado, raspando a trave de Lomba.
E antes de terminar, aos 42, o tricolor fechou o caixão do adversário. Depois de cruzamento na área, Fahel, em seu melhor estilo, de cabeça, estufou as redes de Maikon, fazendo a festa nas arquibancadas.
Bahia Notícias (Adaptado)

Bahia x Juazeirense - Ficha Técnica


ESPORTE CLUBE BAHIA vs. SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE
Campeonato Baiano - 2ª rodada da segunda fase
Data: 24/03/2013 (domingo)
Local: Pituaçu, em Salvador-BA
Horário: 16h
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha, com Adson Márcio Lopes Leal e José Raimundo Dias da Hora (BA)
Transmissão: PFC
Bahia: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais (Demerson), Titi e Magal; Diones, Fahel, Marquinhos Gabriel e Paulo Rosales; Adriano e Obina. Técnico: Jorginho.
Juazeirense: Maikon; Muriel, Edy, Rodrigo e Nen; Waguinho, Capone, Thiago Mixirica e Madson; Cicinho e Itacaré. Técnico: Barbosinha.

sábado, 23 de março de 2013

Estátua de Pelé não deverá retornar à Fonte Nova

De Ronaldo Jacobina, no jornal A Tarde deste sábado:
 A estátua de Pelé que ficava na entrada da Fonte Nova está ameaçada de não retornar à nova arena. A obra, esculpida por Lucy Viana em 1971, está na casa do arquiteto Kleber Sebá, desde que foi restaurada por Márcia Magno, em 2007. A restauradora cobra da Fundação Gregório de Matos a quitação do valor acordado com ela para reconstruir os dois braços e a taça roubados em 2006. Sebá foi contratado por Magno para fixar as peças na estátua.
A artista diz que o valor firmado com a fundação para realizar o trabalho foi R$ 20 mil. "Recebi R$ 15 mil, e o resto, segundo a fundação, seria pago pela Sudesb, responsável pela Fonte Nova, mas não recebi", conta.
A fundação confirma o pagamento e diz que o acordo com a Sudesb para quitar o restante teria sido feito "de boca". "O trabalho foi feito e a peça não foi recolada no local na época porque logo aconteceu aquela tragédia no estádio (que vitimou sete pessoas) e depois porque a construção foi demolida. Mas vamos retomar a conversa com a Sudesb para resolver essa questão", promete Marco Antônio, gerente de sítios históricos da fundação.
A Sudesb, por sua vez, diz não ter como abrir um processo para pagar uma dívida de 2007. "A fundação fala o que quer. Nós não temos tratativas com essa artista, que sequer a conheço. Todo o processo de contratação foi feito por eles (a fundação)", rebate Raimundo Nonato Tavares, Bobô, diretor da Sudesb.
Bobô diz ainda que não sabe qual será o destino da escultura "Encaminhei uma comunicação à administração da nova arena para saber se a obra cabe no novo projeto e até agora não recebi resposta", diz. Procurada pela coluna, via assessoria de imprensa, a Arena Fonte Nova não se pronunciou.´

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dupla de volantes visita e aprova novo caldeirão


De Raphael Carneiro, para o portal globoesporte.com:
“A bola só vai rolar pela primeira vez no dia 7 de abril. O estádio ainda não está 100% finalizado. Mas dois titulares do Bahia tiveram a oportunidade de conhecer a nova casa do Tricolor nesta quinta-feira. O capitão Fahel e o companheiro Diones estiveram na Arena Fonte Nova e se surpreenderam com a estrutura do estádio que passará a ser a casa do Bahia a partir da próxima semana.
As expressões de surpresa e admiração logo entregaram o sentimento dos dois. O olhar era como o de um menino pequeno ao chegar no parque de diversões. O gramado foi o primeiro ponto a ser observado.
- Que maravilha! Essa grama é boa. A bola corre bem, e o jogo flui – analisou Diones.
Do chão para o teto. No exame geral do estádio, Fahel logo parou nos dois pontos pretos atrás dos gols. Os placares eletrônicos prenderam a atenção do jogador. O ar de admirado mudou para curiosidade quando um funcionário da Arena Fonte Nova se aproximou e o gramado voltou a ser o centro das atenções.























Fonte: Raphael Carneiro/globoesporte.com
- Qual a dimensão dele? – questionou Fahel para receber a resposta de que o campo tem 105m x 68m de dimensão.
A todo instante, os dois jogadores deixavam escapar expressões de admiração com o estádio. Fahel era um dos mais curiosos para saber detalhes de funcionamento. Do vestiário aos futuros restaurantes que serão instalados na ferradura, com visão para o Dique do Tororó.
De tietados a tietes
Por medida de segurança, os dois jogadores tiveram que entrar no estádio com botas e capacetes, mas os equipamentos não foram capazes de esconder a dupla. Funcionários da obra gritavam palavras de apoio e incentivo a todo instante.
- O primeiro gol da Fonte Nova vai ser de Fahel – disse um operário.
Mas, no estádio, eles não eram o principal alvo de atenção. Acostumados a serem tietados, os dois viveram o outro lado da moeda. O celular foi um companheiro indispensável durante a visita. Primeiros jogadores do Bahia a entrarem no estádio, não queriam perder a chance de registrar cada detalhe.
- Já estou ansioso para entrar aqui e ver a torcida cantando, empurrando o time. A ansiedade agora é para chegar logo no dia 7 de abril. Espero dar muitas alegrias aqui para o torcedor do Bahia – afirmou Fahel.
Os jogadores conheceram diversas estruturas do estádio. Passaram pela lateral do campo – respeitando a proibição de não pisar no gramado –, pelos vestiários e arquibancada. Um dos pontos que mais impressionaram a dupla foi a proximidade da arquibancada com o banco de reservas e o gramado.
- Sem palavras. Só aumenta ansiedade para o primeiro jogo. O estádio está acima do que eu imaginava. Ter a torcida mais perto vai ser uma sensação diferente para a gente – avaliou Diones.
O primeiro jogo da Fonte Nova será o Ba-Vi do dia 7 de abril, com mando de campo do Bahia. No fim do ano passado, a diretoria tricolor assinou contrato com a concessionária responsável pela administração da Fonte Nova para mandar os jogos no estádio a partir deste ano.
Antiga casa
Inaugurada em 1951, a Fonte Nova foi adotada como casa pelo Tricolor e serviu de palco para momentos históricos, como as campanhas para os dois títulos nacionais e os primeiros jogos da equipe baiana na Copa Libertadores da América.
A última partida do Tricolor no estádio foi no dia 25 de novembro de 2007. Após dois anos na Terceira Divisão do futebol brasileiro, o Bahia estava a um empate de conseguir o acesso para a Série B. Os 60 mil ingressos colocados à venda se esgotaram pelo menos um dia antes da partida.
Dentro de campo, o Bahia empatou com o Vila Nova e conseguiu o acesso para a Segunda Divisão do ano seguinte. Nas arquibancadas, o drama. Aos 35 minutos do segundo tempo, parte de um dos degraus do anel superior do estádio cedeu e sete torcedores morreram.
A tragédia marcou a interdição da antiga arena, que acabou demolida no dia 29 de agosto de 2010. Dias depois, as obras de reconstrução do estádio foram iniciadas, com aproveitamento do concreto da velha Fonte Nova para criação de um moderno estádio, que receberá jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014.”

Em 2010, juíz marcou 2 pênaltis e Gral converteu


Devido ao intercâmbio promovido entre as federações de futebol da Bahia e de Goiás, o jogo do Esquadrão contra o Juazeirense, domingo, 16h, terá o apito do goiano Elmo Alves Resende Cunha. O aviso foi dado na noite desta quinta-feira pela FBF. As entidades de São Paulo, Pernambuco, Alagoas e Ceará também estão incluídas no processo e futuramente podem enviar juízes à Bahia.
Em 2011, Elmo Alves apitou a derrota para o Cruzeiro, em Minas Gerais, por 2 a 1 e sofreu duras críticas do então técnico René Simões. O treinador reclamou da passividade do juíz e disse que iria promover um estudo sobre os erros de Cunha.
"O Leandro Guerreiro (volante cruzeirense) não é um jogador desleal, mas o número de faltas que ele fez foi excessivo. O Jobson levou cartão por já estar quase revoltado, chega a hora que ele perde a cabeça. Mandei fazer um levantamento dos erros contra nós...", disse René irritado.
Em levantamento realizado pela Rede Globo, o atacante Jobson foi quem mais levou faltas naquela rodada do Brasileirão.
Em 2010, Cunha apitou o empate em 2 a 2 com o Figueirense em Pituaçu. O Tricolor atuou com Renê, Bebeto (Jael), Vagner, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Hélder, Ananias, Morais (Vander) e Rogerinho; Rodrigo Gral (Leandro Bomfim). Os gols foram marcados por Rodrigo Gral aos 29` do 1º e 10` do 2º, ambos através de penalidades máximas. Na oportunidade apenas o atacante Jael levou cartão amarelo.
Adson Mário Lopes Leal e José Raimundo Dias da Hora serão os auxiliares. O outro árbitro, dispensado após sorteio, foi André Luiz de Freitas Castro, também de Goiás, e considerado um dos juízes mais contestados do Brasileirão em 2012.

quinta-feira, 21 de março de 2013

FBF anuncia transmissão de embate por TV fechada



O duelo entre Bahia e Juazeirense, no próximo domingo (24) a partir das 16 horas, pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Baiano, terá transmissão do canal fechado Premiere FC.
O anúncio foi feito pelo Twitter oficial da Federação Bahiana de Futebol (FBF) na noite desta quinta-feira. “Duelo entre Bahia e Juazeirense, no próximo domingo (24), terá transmissão ao vivo do PFC, no canal fechado 123”, postaram.
Os torcedores que preferirem acompanhar a despedida do time direto de Pituaçu terão que pagar o valor de R$ 25 no ingresso.
Veja detalhes:
Pontos de vendas:
- Loja 88 do Pituba Parque Center (09:00 às 19:00)
- Bilheteria de Pituaçu (09:00 às 17:00)
- Loja 88 do Outlet Center (Cidade Baixa) (09:00 às 17:00)
- Loja 88 do Brotas Center (09:00 às 17:00)
- Sede de Praia da Boca do Rio (09:00 às 17:00)
- Loja 88 do Caminho de Areia(09:00 às 17:00)
Horário da venda:
Das 09h00 às 17h00
Valores:
R$ 25,00 (Arquibancada) e R$ 50,00 (Cadeira)
Gratuidade:
* Crianças até 10 anos de idade, acompanhadas por pais ou responsável, têm gratuidade, mediante apresentação de RG.

Depois de Palmeiras e CBF, Vasco especula Jorginho


Após o Palmeiras no fim de 2012 e a CBF (Seleção Sub-20) no início deste ano, chegou a vez do Vasco da Gama sondar o técnico Jorginho. Com a saída de Gaúcho, demitido após a derrota de ontem contra o Olaria, o cruzmaltino corre em busca de um substituto com vistas na taça do segundo turno do Campeonato Carioca.
O nome do treinador tricolor surgiu juntamente com o de Dorival Júnior, Paulo Autuori, Cristóvão Borges e Ney Franco. Franco é o favorito do time carioca. René Simões, ex-técnico com passagem pelo Bahia e agora diretor executivo do Vasco aprecia o trabalho do atual técnico do São Paulo.
Jorginho entrou na lista pelo custo-benefício e os últimos trabalhos realizados no Esquadrão. Segundo reportagem do UOL, o treinador azul, vermelho e branco seria a opção mais viável do momento e que menos encontraria dificuldades na negociação.
“Acho uma falta de respeito ir atrás de outro profissional antes da demissão. Vamos conversar e tentar concluir um novo treinador. A concentração da diretoria é essa. Não sondei ninguém. Todas as respostas vamos ter amanhã (quinta-feira)”, explicou Simões.
Jorginho ajudou o Tricolor a escapar do rebaixamento em 2012 e tem prestígio junto à grande parte da torcida e diretoria, entretanto tem demonstrado que não está satisfeito com a equipe.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Freddy Adu chega nesta 5ª, faz exames e assina


De Marcus Alves, para o portal ESPN.com.br:
`Freddy Adu está a caminho do Brasil. O gestor de futebol do Bahia, Paulo Angioni, confirmou ao ESPN.com.br que o meia-atacante tem chegada prevista a Salvador nesta quinta-feira, às 8h30 da manhã (horário de Brasília). O atleta do Philadelphia Union, clube da MLS, liga norte-americana de futebol, fará exames médicos em seguida e pode ser apresentado na sexta-feira, caso nenhum problema seja diagnosticado.










O negócio envolve a ida do pentacampeão mundial Kleberson por empréstimo até o final da temporada. O volante está encostado no Fazendão e não vem sendo aproveitado pelo técnico Jorginho.
“O anúncio da contratação do Adu vai depender muito dos exames. Dando OK, vai dar tudo certo”, confirma Angioni.
Antes de fechar acordo com o meia nascido em Gana, mas naturalizado norte-americano, o Bahia consultou o técnico do Olaria, Chiquinho de Assis, que se transferiu para o clube carioca nesta temporada como parte de uma parceria e trabalhou por alguns anos nos Estados Unidos.
Angioni se mostra empolgado com as perspectivas que a transação pode abrir para o Bahia e enumera as vantagens que ela traz para o clube.
“Tem o detalhe de que o Kleberson não vinha sendo muito utilizado, tinha a necessidade de jogar e as perspectivas aqui não eram boas. Ele conseguiu, então, encontrar um caminho, os Estados Unidos, que já fazia parte das pretensões dele. Quando isso aconteceu, só tínhamos uma alternativa, que era o envolvimento do Adu. Agora temos a possibilidade de marketing, intercâmbio internacional e ainda um menor custo na folha mensal”, analisa.
Segundo o ESPN.com.br apurou, o salário do ‘Pelé americano’ não deve ultrapassar a faixa de R$ 100 mil. Kleberson recebia R$ 200 mil de vencimento.
Com o iminente anúncio do acordo, o Bahia pode seguir o exemplo de Fluminense e Cruzeiro e realizar a intertemporada, durante a Copa das Confederações, nos Estados Unidos. “Se por acaso acontecer algum convite, a gente pode pensar nisso. Acredito que possam surgir. Quem sabe não realizamos dois ou três jogos”, concluiu."`