E aos poucos o clube vai se renovando. Na manhã desta quinta-feira, feriado de Corpus Crhisti, o clube divulgou nota oficial anunciando a demissão do coordenador das divisões de base, Newton Mota.
Até pouco tempo atrás elogiado pelo presidente Marcelo Guimarães Filho, Mota entrou na lista de culpados pela má fase no futebol azul, vermelho e branco. Antes, Paulo Angioni, diretor de futebol, e Joel Santana, treinador, já haviam saído do Bahia.
Apresentado em 16 de dezembro de 2008 como novo comandante da base tricolor, Mota tinha o papel de soerguer as categorias de base. Sempre com discursos de trabalhos a longo prazo, o diretor chegou a ter seu nome como provável demitido ainda em 2009. “Conversei com o presidente Marcelo Guimarães Filho sobre a possibilidade da minha demissão e ele reagiu com risos. De modo que estou muito tranqüilo”, disse Mota na época em entrevista na radio Transamérica.
De 2009 para cá, o Tricolor teve convocações para as divisões de base da seleção e mais de 25 títulos conquistados. Alternando altos e baixos, no início de 2011 o Tricolor chegou às finais da Copa São Paulo, feito inédito para um time do nordeste do país. Mas, perdeu as decisões dos juniores, juvenil e infantil para o rival Vitória-BA.
Além dos fiascos como a perda do lateral Mansur para o rival, o jornal Correio* de janeiro de 2012 publicou uma reportagem detalhando os problemas na base do clube. “Os funcionários e atletas da base ainda não receberam o salário de dezembro e nem o 13º, dizia a matéria que completava: “Falta dinheiro, por exemplo, para investir em profissionais experientes. As categorias mais novas são treinadas apenas por estagiários. A suplementação dos atletas costuma ser reforçada por seus procuradores”.
Fora do Bahia, Mota ainda está envolvido no processo aberto em Brasília pelos advogados Antonio Rodrigo Machado e Marcus Tonnae Silva. As relações da empresa Calcio e as divisões de base do clube foram alvo de notícia-crime enviada ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A representação foi registrada como ENV/PGR-00024214/2013.
Confira na íntegra a nota oficial do clube a respeito da demissão:
"Nesta quinta-feira, a diretoria do Esporte Clube Bahia reuniu-se com Newton Mota e o comunicou que ele não será mais o coordenador das divisões de base do Tricolor.
O Esporte Clube Bahia agradece pelos serviços prestados por esse grande profissional e deseja sucesso no prosseguimento da sua carreira.
A mudança no comando da divisão de base tricolor passa pelo processo de reestruturação de todo o futebol do clube, que foi iniciada com a chegada do diretor de futebol Anderson Barros.
Nos próximos dias, o Esporte Clube Bahia anunciará o novo gestor das categorias de base do Esquadrão de Aço."
Nenhum comentário:
Postar um comentário