Era jogo para vencer! E o Tricolor não deixou passar. Jogando para 33.662 mil pessoas na Fonte, o Bahia passou pela Portuguesa na raça e deu um grande salto para a permanência na elite do futebol Nacional. Mesmo com um a menos - o volante Feijão foi expulso aos 23 da segunda etapa - o Esquadrão segurou a Lusa e com um gol marcado por Fernandão alcançou 45 pontos no Brasileirão.
Sem conseguir segurar a bola no setor ofensivo, o Tricolor começou abusando das bolas alçadas para o atacante William Barbio. Pelas laterais do campo, Barbio chegou a ter duas chances. A primeira aos 2 minutos, mas chutou cruzado. Em seguida Fernandão não alcançou cruzamento feito pela direita.
A Portuguesa, mais organizada em campo, oferecia perigo em troques de passes entre Souza e Moisés e aos 30 quase abre o placar. O lateral direito Luis Ricardo arrancou sozinho pela direita e cruzou. Titi demorou mas conseguiu cortar a bola chutada pelo atacante Gilberto.
Mas aos 44 minutos, para alegria dos cerca de 33 mil tricolores presentes na Fonte Nova, Wallyson aproveitou bobeira da zaga após passe do meia Anderson Talisca e cruzou na medida para o artilheiro Fernandão empurrar de direita para o fundo das redes. O caldeirão vibrou! E o centroavante comemorou com a bola embaixo da camisa em homenagem à sua esposa que está grávida.
Marquinhos Gabriel começou o segundo tempo no lugar de Wallyson que sentiu uma fisgada na coxa. Mas quem trabalhou logo no início foi Marcelo Lomba. O centroavante Gilberto chutou forte no canto e o goleiro do Esquadrão espalmou para a linha de fundo. Logo depois Hélder fez belo toque para Fernandão, mas a bandeira Janette Mara Arcanjo errou e marcou impedimento quando o atacante já estava de cara para o goleiro adversário.
Nervosa a torcida, reclamava a cada marcação do árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Aos 15, o juiz deu falta de Talisca em Moisés. Souza bateu por cima do gol. Hélder pediu para sair e Cristóvão trocou por Demerson. Mesmo com três zagueiros, o Bahia melhorou na partida e teve chances com Marquinhos Gabriel e Barbio.
E o que muitos temiam aconteceu aos 23 minutos da etapa final para desespero da torcida. O volante Feijão, que já havia levado cartão amarelo no início do jogo, levou o segundo e foi expulso da partida. Empurrado pela Nação, o Tricolor teve ótima chance após passe magistral de Talisca para Marquinhos. O atacante, cortou a zaga e chutou. A bola desviou e foi lentamente para a linha de fundo.
Cristóvão fez outra substituição. Saiu Fernandão e entrou Obina, aos 32. E aí era bola para tudo que é lado. A Lusa atacava, mas parava na boa atuação da defesa azul, vermelha e branca. O árbitro deu cinco minutos de acréscimo para repúdio da massa presente no caldeirão. Mas a noite era Tricolor.
Na próxima rodada, penúltima do torneio, o time encara o Cruzeiro em Minas Gerais. A partida será no próximo domingo (1), às 16 horas, no Mineirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário