baheaa

Bahêa Minha Vida

Bem-Vindos

Bem-vindos: È Tudo Nosso!!! BBMP

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bahia perde em casa e deixa de se classificar


Com uma atuação bisonha, o Bahia sofreu 2 a 1 do Ceará, na noite desta quinta-feira, em um Pituaçu esvaziado (7.625 pagantes), pela quarta rodada da Copa do Nordeste, e perdeu a chance de já se garantir nas quartas de final do torneio. Se vencesse, chegaria aos 10 pontos e não poderia mais ser ultrapassado pelos três adversários da chave, todos com 4. Agora, precisa derrotar o ABC, domingo, novamente em casa, para não se complicar no Grupo A.
Em seu rodízio de atletas, o técnico Jorginho poupou Zé Roberto, Hélder e Danny Morais. Não deu certo. Já sem elenco desde o ano passado, quando lutou contra o rebaixamento no Brasileiro até a última rodada, a equipe tem recorrido a garotos como Talista e Italo Melo, que vêm entrando numa fria. No meio disso, a Nação continua sem se conformar com a venda de Gabriel, o destaque tricolor. E ainda não viu os reforços --salvo o tal Brinner-- estrearem
Derrotado na última partida entre as duas equipes no Castelão no final de semana, o Ceará partiu com tudo para cima do tricolor e logo aos seis minutos criou sua primeira chance. Ricardinho trocou passes com Vicente e cruzou na área para Pingo, que desperdiçou a oportunidade de abrir o marcador.

Neto do Bahia x Ceará (Foto: Erik Salles / Ag. Estado)

Melhor em campo taticamente e pressionando os donos da casa, o alvinegro cearense tirou o zero do placar aos 15, em grande estilo. Ricardinho recebeu bom passe na intermediária e soltou a bomba, para acertar o ângulo do goleiro Marcelo Lomba, que nada conseguiu fazer para evitar o gol dos visitantes.
Em sua maior especialidade, de cabeça, o volante Fahel quase empatou o duelo aos 26. Após cobrança de escanteio, o jogador tricolor apareceu de surpresa e testou firme, exigindo uma grande defesa de Fernando Henrique. Um minuto antes, Neto havia chutado de longe para a boa defesa do arqueiro cearense.
Buscando o empate, a equipe mandante tentou novamente por cima para surpreender o alvinegro, mas não conseguiu. Aos 32, a bola foi cruzada na cabeça de Souza, contudo, Fernando Henrique conseguiu interceptar no momento em que o atacante tricolor se preparava para testar no fundo das redes cearenses.
Ceará amplia e derrota tricolor no Pituaçu
Mesmo errando muitos passes, o tricolor teve dificuldades para chegar ao sistema defensivo cearense, mas aos dez minutos da etapa final, o time baiano teve a chance de marcar o primeiro gol. Anderson Talisca tocou bonito para Neto. O lateral tentou encontrar Souza, sem sucesso.
Dois minutos depois deste lance, o tricolor colocou a bola no fundo das redes, mas o auxiliar anulou o gol. Isso porque, o jovem Ryder, autor da jogada, estava impedido, o que irritou bastante a torcida presente no Pituaçu.
E depois de crescer no jogo, os comandados do técnico Jorginho chegaram com perigo mais uma vez aos 15. Talisca resolveu arriscar de longe, tirando tinta da trave de Fernando Henrique, que só ficou olhando.
Aos 25, o Ceará deu o troco no tricolor, e em grande estilo mais uma vez. Depois de cobrança de escanteio de Ricardinho, o volante Régis subiu sozinho e testou firme, sem chances para Marcelo Lomba, fazendo a festa da torcida alvinegra.


Precisando buscar pelo menos o empate, o tricolor partiu com tudo e diminuiu o marcador aos 31. Depois da boa jogada de Jussandro, a bola caiu nos pés de Talisca, que tocou para o camisa 9 empurrar para o fundo das redes. 

MGF não descarta "direcionamento" na base


 Bastou a publicação de uma reportagem no portal Terra para o presidente do Bahia, no dia seguinte, atender ao autor da matéria, Dassler Marques. No final da entrevista, ele respondeu assim, sobre a suspeita de que os jogadores, quando chegam à divisão de base do clube, ouvem recomendações para assinar com um ou outro procurador:
"Se existe no Bahia, temos que coibir. Não estou todos os dias na base, o clube é muito grande e posso dizer que confio muito no meu vice-presidente de esportes amadores e em Newton Motta (superintendente da base). Acredito que não tenha isso, mas se acontece precisamos de um trabalho diário para que não aconteça. Os empresários, de modo geral, devem procurar fazer isso em todos os clubes".
Confira a nova reportagem:
`Na noite desta quarta-feira, Marcelo Guimarães Filho procurou o Terra para comentar sobre o último texto aqui publicado com menções a ele. Sob o título “Facilidades em vendas de revelações pressionam presidente do Bahia”, a matéria trouxe informações sobre o envolvimento de uma empresa específica na participação de direitos de várias promessas das categorias de base. Dois contatos haviam sido feitos com Marcelo, sem sucesso. Ele alegou falta de comunicação e outros compromissos, mas enfim deu esclarecimentos.
MGF, como é chamado, reclamou sobre “muitas coisas que não correspondem à verdade” e questionou as “facilidades” apontadas no texto. O presidente do Bahia negou favorecimentos à Calcio e a já difundida versão de que a empresa recebeu 20% dos direitos de Filipe em troca de passagens aéreas à Itália. Marcelo Guimarães, entretanto, diz não se recordar da divisão dos direitos econômicos da segunda principal venda de sua gestão. Nela, o Bahia recebeu 50% do valor.
Em relação à Gabriel, o negócio mais lucrativo, MGF negou que a Calcio tenha participações. Ele se irritou ainda com as insistências a respeito da empresa fundada por um delegado e com pouca história no futebol até dois anos. Marcelo Guimarães Filho disse ter 27 empresários ou parceiros dentro do clube, mas também confirmou ser possível que haja favorecimento a um ou outro procurador dentro das categorias de base.
Veja a entrevista exclusiva:
Terra – Há favorecimentos à Calcio no Bahia?
Marcelo Guimarães Filho - O que acontece no Bahia é o que acontece em qualquer outro clube do Brasil. Temos 27 empresas ou pessoas parceiras que têm direitos de jogadores. Não há monopólio ou direcionamento. Para ter percentual de jogadores na base do Bahia só se aportar recursos no clube ou se levar o atleta. Não houve facilidade ou doação.
A Calcio recebeu 20% dos direitos da negociação de Filipe em troca de passagens aéreas para uma viagem na Itália. Um clube como o Bahia não poderia arcar com essas despesas?
O Bahia nunca confirmou isso. Eu conheci o André (Garcia, proprietário da Calcio) há dois anos. Ele nunca frequentou minha casa, não tenho relação, não sei de onde surgem essas insinuações. Com relação ao Filipe, ele tinha o percentual porque levou o jogador ou porque fez um aporte. É sempre assim.
Na negociação de Filipe, o empresário que levou do Cruzeiro para o Bahia teve direito a 30% dos direitos. Então a Calcio só poderia ter ficado com 20% tendo feito um aporte financeiro. Qual foi o investimento neste caso? 
Preciso verificar, não me lembro porque são mais de 200 jogadores no Bahia. Mas te garanto que foi uma das duas situações.
Mas presidente, é a segunda maior venda da sua gestão.
Preciso verificar. O Bahia era um clube esquecido no futebol brasileiro e sempre disse que, para ter conquistas dentro de campo, precisávamos transformar o orçamento. Antes era de R$ 10 milhões por ano. Hoje o Bahia voltou ao mercado e espero que se relacione com todos no mercado. Precisa fazer negócios.
A Calcio teve participação na venda de Gabriel? Isso não ficou claro para mim. 
Não. Quando eu trouxe Gabriel para o Bahia, obviamente que não tinha participação em venda. Na renovação de contrato, ele solicitou 30% dos 100% que o clube tinha, por meio de seu procurador (Carlos Leite). Ficamos com 70% e vendemos 50% para o Flamengo. Hoje temos 20%. Não há nada. A Antonius (empresa concorrente da Calcio) ganhou mais dinheiro que eles em transferências. Mas não sei porque essa tara pela Calcio.
Como o senhor recebeu os protestos da torcida pela venda de Gabriel em cinco parcelas? 
Eu não posso tomar decisões como um torcedor. A torcida foi protestar, é natural. Mas não entrei pela porta dos fundos (em reunião do Conselho) como você disse. Cheguei uma hora mais cedo para preparar a reunião. Pode ligar para Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, que me ofereceu 2,4 milhões de euros (cerca de R$ 6 milhões) por Ávine, que era um xodó da torcida, e não vendi. Por lesões, ele não tem jogado, mas ninguém se lembra disso.
Jorginho tem dado muito espaço para Ítalo Melo e Talisca. Eles são ligados a alguma empresa? E o Alef, que joga regularmente por seleções de base? Ele tem direitos ligados à Calcio. 
Talisca com certeza não, porque renovamos há pouco tempo. Sobre Ítalo Melo, não me recordo. Alef sim, está nesses moldes.
Por que a venda de Paulinho, um destaque das categorias de base? Quais os moldes do negócio? 
Ele era 50% do Bahia, 50% da empresa Antonius. Ele tinha um extracampo muito complicado, faltou diversas vezes ao clube no ano passado e a comissão das divisões de base aconselhou a venda.
Por fim, temos a informação de que no próprio clube, quando o jogador chega, ouve recomendações para assinar com um ou outro procurador. Você tem ciência disso? Considera normal? 
Não acho que seja normal. Se existe no Bahia, temos que coibir. Não estou todos os dias na base, o clube é muito grande e posso dizer que confio muito no meu vice-presidente de esportes amadores e em Newton Motta (superintendente da base). Acredito que não tenha isso, mas se acontece precisamos de um trabalho diário para que não aconteça. Os empresários, de modo geral, devem procurar fazer isso em todos os clubes.

Bahia x Ceará - Ficha Técnica


ESPORTE CLUBE BAHIA vs. CEARÁ SPORTING CLUB
Copa do Nordeste - 4ª rodada (Grupo A)
Data: 31/01/2013 (quinta-feira)
Local: Pituaçu, em Salvador-BA
Horário: 21h15 (da Bahia)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias, com Elan de Souza e Clóvis da Silva (PE)
Transmissão: Esporte Interativo
Bahia: Marcelo Lomba, Neto, Brinner, Titi e Jussandro; Fahel, Diones, Kleberson e Jéferson; Ryder e Souza. Técnico: Jorginho.
Ceará: Fernando Henrique; Eric, Cleiton, Rafael Vaz e Vicente; João Marcos, Régis, Ricardinho e Válber; Pingo e Magno Alves. Técnico: Ricardinho.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bahia encerra preparação para enfrentar Ceará


Técnico Jorginho comandou treino tático no Fazendão
Na tarde desta quarta-feira (30), o elenco do Bahia encerrou a preparação para enfrentar o Ceará, nesta quinta, às 21h15 (horário do Nordeste), no Estádio de Pituaçu. O técnico Jorginho, dando prosseguimento ao rodízio nas escalações irá poupar, neste jogo, o zagueiro Danny Morais, o volante Hélder e o atacante Zé Roberto.
 
O treinador aproveitou o último dia de trabalho antes da partida para fazer uma atividade tática, onde armou a provável equipe que enfrenta o alvinegro cearense. Jorginho a todo instante parava o treino para passar instruções e corrigir o posicionamento dos atletas.
 
Do outro lado do campo, trabalhando com os auxiliares Ânderson Lima e Eduardo Barroca, comandava um treino técnico de posse de bola, em campo reduzido.
 
Após isso, os jogadores ainda treinaram exaustivamente as bolas paradas. Foram testadas faltas frontais e laterais, escanteios e jogadas ensaiadas. Em seguida, os atacantes ainda cobraram pênaltis.

 
O zagueiro Demerson, que não tinha treinado ontem, pois havia sido liberado para resolver problemas particulares em Curitiba, retornou à Salvador e trabalhou normalmente com o restante do grupo. O jogador, inclusive, está regularizado e poderá enfrenta o Ceará amanhã.
 
Na academia, com o preparador Vitor Gonçalves, ficou o lateral-esquerdo Ávine e o atacante Adriano, que aguarda documentação chegar da China, para assinar contrato.
 
Após o treino, o grupo seguiu para a concentração no hotel Bahia Plaza, em Busca Vida, onde fica até horas antes do jogo de amanhã.

"Facilidades em vendas" é alvo do portal Terra


De Dassler Marques, para o Terra, um dos três maiores portais da internet brasileira:
`O Conselho Deliberativo do Bahia se reúne nesta quarta-feira, em Salvador, e o presidente Marcelo Guimarães Filho, mais uma vez, deve ser pressionado por conselheiros e torcedores, tal qual já aconteceu há duas semanas. MGF, como é chamado, precisou acessar a última reunião por uma porta alternativa, já que protestos eram realizados contra ele na entrada principal. Os motivos bastante claros são as prováveis facilidades para empresários na comercialização dos jogadores formados nas categorias de base. Em especial Gabriel, vendido ao Flamengo.
Com a contratação do superintendente de divisões de base, Newton Mota, em 2009, Marcelo Guimarães Filho tratou a formação de jogadores como uma prioridade de sua gestão. Mota, o homem por trás do sucesso do rival Vitória com promessas nos anos 90, imediatamente deu frutos. Nos últimos três anos, as equipes jovens do Bahia voltaram a se tornar referência, fruto da ligação de Mota com enorme gama de observadores e empresários menores. Mas ninguém se deu tão bem quanto os executivos da Calcio.
Nas três principais negociações realizadas com pratas da casa pela gestão de MGF, a empresa teria recebido recursos – ela confirma a participação em dois dos negócios. Na venda do meia Maranhão para o Cruz Azul, do México, teve direito a R$ 400 mil, referentes a 20% dos direitos do jogador que haviam sido repassados. O volante Filipe, que servia a Seleção Sub-20, foi negociado com o empresário português Jorge Mendes, que o repassou ao Rio Ave-POR. A quantia cabível à Calcio foi de R$ 1,1 milhão, também referente a 20%. A história recentemente se repetiu com Gabriel.
A Calcio teria direito a 20% dos direitos do meia, ídolo da torcida do Bahia e por quem o Flamengo pagou mais de R$ 5 milhões. Os detalhes da negociação são vedados pela direção do clube, mas a quantia cabível aos empresários chegaria a R$ 2,3 milhões. O Terra tentou entrevista com Marcelo Guimarães Filho para explicar os detalhes da negociação e a relação com a Calcio, mas o pedido não foi atendido pela assessoria de imprensa do clube. Foram enviadas perguntas por e-mail, mas MGF se calou.
No último ano, a negociação de Filipe ao Rio Ave já colocou o presidente do Bahia sob pressão por conta do relacionamento com a Calcio. O grupo é liderado pelo delegado André Silva Garcia e obteve lucro significativo por conta de uma parceria. A Calcio financiou as passagens aéreas do elenco juvenil para a disputa do Torneio Angelo Dossena, na Itália, e em troca recebeu 20% dos direitos de cada jogador. O investimento, segundo reportagem do jornal A Tarde, foi de aproximadamente R$ 125 mil. Apenas com a venda de Filipe, o lucro foi de R$ 1,1 milhão.
Responsável pela Calcio, o delegado André Garcia nega ao Terra qualquer tipo de participação da empresa nos direitos de Gabriel. Irritado, ele diz que o grupo não possui partes dos direitos econômicos de nenhum jogador dos juniores do Bahia neste momento, e afirma ainda processar o Jornal A Tarde por conta do assunto. “Por isso não posso falar sobre o tema”, alega.
Calcio nega envolvimentos e lucro com Gabriel
André, a exemplo de Marcelo Guimarães Filho, esconde a relação de jogadores cujos direitos econômicos são ligados à Calcio. “Entram e saem muitos nomes da lista, não posso precisar um número”, disse. Além de delegado, André Garcia é conselheiro do Bahia e já participou de várias viagens, nacionais e internacionais, realizadas pelas divisões de base. Sua versão é diferente à de dois dirigentes importantes do futebol baiano e ligados à dupla Ba-Vi.
“Há uma série de jogadores da base do Bahia que têm 20 ou 30% dos direitos presos à Calcio. Quando o jogador chega, (Newton) Mota indica os jogadores para o procurador da empresa”, conta um importante dirigente baiano ao Terra em condição de anonimato. Ele recorda ainda que, no rival Vitória, todas as viagens realizadas pelas categorias de base são feitas com recursos do próprio clube.
Depois de negociar Ananias com a Portuguesa, Maranhão com o futebol mexicano, Filipe com o empresário Jorge Mendes e ainda Gabriel com o Flamengo, a atual direção do Bahia já firmou há poucos dias o quinto negócio com prata da casa. O atacante Paulinho, 18 anos e ainda nos juniores, foi negociado com agentes espanhóis de nomes não divulgados. Ele chegou a fazer testes com o Real Madrid, mas atuará na segunda divisão da Espanha. Ao Terra, o presidente Marcelo Guimarães Filho também não se pronunciou´.
O link original da reportagem pode ser conferido aqui.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Entrevistado, Brinner diz que está pronto para 5ª


Foto: Antonio Alvim
Provável substituto de Danny Morais no rodízio imposto pelo técnico Jorginho, o zagueiro Brinner foi entrevistado na sala de imprensa do Fazendão. Firme nas suas declarações, o beque disse que não terá problemas para estrear quinta-feira, diante da Nação Tricolor.
“Com certeza. Estou trabalhando forte para quando a oportunidade surgir estar bem. Hoje treinei entre os titulares e se o professor realmente optar por mim, pretendo entrar em campo, fazer a mesma coisa que o Danny Morais vem fazendo e se Deus quiser, conquistar o resultado positivo”, afirmou.
Questionado sobre se teria faro de gol, o zagueiro respondeu positivamente e aproveitou para valorizar a bola aérea. “Eu tenho uma característica muito boa de ir bem nas bolas ofensivas e defensivas. Se o professor optar por mim, nas bolas paradas irei à área para tentar fazer o gol”.
Brinner ainda falou que tem mostrado qualidade nos treinos e também contou que deve conversar com Titi para evitar desentendimentos durante a partida contra o Ceará.
“Não se conquista o treinador só durante os 90 minutos do jogo, se conquista fazendo um trabalho sério durante a semana. Zagueiro é pior do que atacante. A gente tem que estar sempre ligado para não deixar os atacantes adversários tomarem vantagem em cima da gente. Então é conversar bastante com Titi ali para a gente se posicionar bem para que nada ocorra no jogo de quinta-feira”, concluiu.

Técnico telefona e negócio com Rosales pode falhar


Foto: Clarin
O meia argetino Paulo Rosales deve desembarcar nesta quinta-feira em Salvador para realizar exames médicos e assinar com o Bahia, mas, segundo informações do Clarin, grupo de comunicação da Argentina, o negócio ainda pode emperrar.
Com dificuldades de contratar atletas para o setor de ataque, o técnico do Independiente Américo Rubén Gallego não aprovou a saída de Rosales. O comandante entrou em contato com o presidente do clube, Javier Cantero, e pediu que suspendesse a rescisão do atleta.
A reportagem do Clarin informa que Rosales chegou no início da tarde à Sede Social do Independiente juntamente com seu representante e apresentou a proposta vinda do Esquadrão. Tudo estava caminhando bem, no entanto, durante a conversa com o presidente, o técnico teria telefonado apelando pela manutenção do jogador. O Clarin afirma que a decisão final sobre a liberação do atleta acabou ficando para amanhã (quarta-feira).
Paulo Roberto Rosales foi revelado pelo Newell´s Old Boys e depois defendeu Unión de Santa Fé e Talleres de Córdoba, todos clubes argentinos. Em 2009 ele passou pelo Olympiacos, da Grécia e em seguida foi para o Independiente, da Argentina. Em 2011, Rosales foi alvo do Santos e no ano seguinte chegou a ser anunciado pelo Coritiba, o que não aconteceu. O negócio já era tratado como certo no Paraná e o jogador já havia inclusive dado declarações de que seria um prazer atuar pelo clube paranaense.

Jorginho testa opções para jogo contra o Ceará


O treinador terá dois retornos importantes.
Na tarde desta terça-feira, o elenco do Bahia se reapresentou no Fazendão, após retornar de viagem de Fortaleza, onde venceu o Ceará no último domingo, mesmo adversário que o Tricolor enfrentará nesta quinta-feira, em Pituaçu, em partida válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste.

No treino desta tarde, o técnico Jorginho deu continuidade ao rodízio de utilização dos atletas. Diones e Souza, que ficaram em Salvador realizando uma programação de treinos especial, retornarão ao time titular.

Contra o Ceará, os poupados serão Danny Morais, Hélder e Zé Roberto. Pelo menos na atividade desta terça, Jorginho testou Brinner, Diones e Souza.

Jorginho aplicou um treino tático, orientando e corrigindo o posicionamento da equipe. Cobranças de faltas e escanteios também foram ensaidadas.

Na academia, o volante Toró fez um trabalho físico com o professor Vitor Gonçalves.

O zagueiro Demerson foi liberado para viajar até Curitiba, para resolver assuntos particulares e também tratar da rescisão do seu contrato com o Coritiba.

O atacante Adriano, que aguarda a liberação do clube chinês para ser anunciado como novo reforço do Bahia, treinou na academia e complementou os exames médicos. Sua contratação só poderá ser confirmada caso a documentação chegue ao clube.

Os recém contratados Magal, Pablo e Obina treinaram com bola, mas estão em processo de condicionamento físico, já que não participaram da pré-temporada desde o início.

Os garotos da base continuam sendo observados e com moral com a comissão técnica. Contabilizando outros atletas mais velhos, mas que também foram revelados no clube, o elenco atual conta com 13 jogadores oriundos da base do Esquadrão de Aço. Confira quem são:  Omar, Renan, Madson, Railan, Ávine, Jussandro, Anderson, Feijão, Anderson Talisca, Magno, Ryder, Italo Melo e Matheus. Caso Adriano seja contratado, será mais um.

O elenco tricolor treinará nesta terça-feira, às 16h00, no Fazendão, quando o técnico Jorginho deve confirmar a equipe que enfrentará o Ceará.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Adriano Michael Jackson faz exames médicos em SSA

 O atacante Adriano Michael Jackson deve assinar com o Bahia nos próximos dias. O jogador já está em Salvador e vai realizar exames médicos nesta segunda-feira para o negócio ser fechado.
De acordo com a assessoria de imprensa do Esquadrão de Aço, o clube aguarda apenas a documentação do Dalian Shide, da China, que vai emprestar o atacante ao time baiano. O contrato que será assinado terá a duração de um ano.
A mesma situação acontece com o meia argentino Paulo Rosales. De acordo com fontes ligadas ao Bahia, já está tudo certo entre o jogador e o clube. O Tricolor aguarda apenas regularização de documentação para anunciar a contratação do atleta.
Adriano Michael Jackson chamou a atenção dos holofotes brasileiros em 2010, depois de se destacar na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Bahia. Naquele ano, o atacante jogou 26 partidas com a camisa tricolor e marcou 15 gols.
O bom desempenho na Segundona rendeu ao jogador uma vaga no Palmeiras no ano seguinte. No entanto, em terras paulistas, Adriano não conseguiu o mesmo rendimento mostrado no Fazendão. Ele ficou apenas seis meses no Verdão: foram 23 jogos, 15 como titular, e seis gols marcados. No meio de 2011, o atacante foi transferido para o Dalian Shide, da China.

Globoesporte.com (Adaptado)

Após triunfo, jogadores trabalharam na academia


Jogadores treinaram em uma academia de Fortaleza
Na manhã desta segunda-feira (28), o elenco do Bahia trabalhou em uma academia em Fortaleza. Após vencer o Ceará por 1 a 0, no último domingo, no Estádio do Castelão, os jogadores treinaram sob o comando do preparador Dudu Fontes e do fisioterapeuta Diogo Thomaz.
 
Os jogadores que atuaram mais de 45 minutos na partida de ontem, fizeram na musculação e participaram de um trabalho de Core, que é um fortalecimento muscular que estabiliza o centro do corpo.
 
Já os atletas que não jogaram ou os que atuaram menos de um tempo, participaram de um treino físico intenso. Esse grupo fez um trabalho aeróbico e em seguida também fizeram uma atividade na musculação.

Após o treino, o elenco voltou para o hotel, onde almoça e embarca para a Salvador às 14h40. A chegada prevista em Salvador está marcada para 16 horas.

Nesta terça-feira (29), os jogadores retornam aos treinos às 16 horas, no Fazendão.

Venda de ingressos de Bahia x Ceará começa amanhã


Seu apoio e presença serão muito importantes. Foto: cearasc.com
Líder isolado do grupo A, com 07 pontos ganhos, o Bahia fará dois jogos seguidos em Pituaçu nesta semana, contra Ceará e ABC, partidas que podem definir a classificação do Esquadrão de Aço para a próxima fase da Copa do Nordeste.

O primeiro desafio será quinta-feira, às 21h15, contra o Ceará, equipe que vencemos no último domingo, por 1 x 0, jogando na Arena Castelão.

Este será o segundo jogo do Bahia em casa na temporada 2013.

A venda de ingressos para o segundo jogo do Bahia em casa na temporada 2013 começará nesta terça-feira, a partir das 09h00, nos tradicionais pontos de venda.

O jogo também será marcado pela segunda edição do Jornal Bora Bahêaa, que será distribuido gratuitamente em Pituaçu.

A partida será o confronto entre o campeões baiano e cearense de 2012, em um dos maiores clássicos do Nordeste.

Contamos com o apoio da torcida tricolor para continuarmos invictos e líderes na Copa do Nordeste.

Vamos mostrar nossa força também nas arquibancadas e ter o primeiro grande público de 2013.

O valor dos ingresos estão mantidos em R$25,00(arquibancada) e R$50,00(cadeira).

O sócio torcedor(TOB) que estiver com seu cartão dentro da validade de 1 ano , terá acesso ao jogo de quinta-feira normalmente.

Confira os detalhes da venda:

Pontos de vendas:
 
- Loja 88 do Pituba Parque Center (09:00 às 19:00)
- Bilheteria de Pituaçu (09:00 às 17:00)
- Loja 88 do Outlet Center (Cidade Baixa) (09:00 às 17:00)
- Loja 88 do Brotas Center (09:00 às 17:00)
- Sede de Praia da Boca do Rio (09:00 às 17:00)
- Loja 88 do Caminho de Areia(09:00 às 17:00)

Horário da venda:

Das 09h00 às 17h00

Valores:

R$ 25,00 (Arquibancada) e R$ 50,00 (Cadeira)

Gratuidade:
 
* Crianças até 10 anos de idade, acompanhadas por pais ou responsável, têm gratuidade, mediante apresentação de RG.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Programação de treinos do Bahia


O Bahia fará dois jogos em Pituaçu.
Depois de conquistar 04 dos 06 pontos disputados fora de casa, o Bahia fará dois jogos seguidos em Pituaçu, contra Ceará e ABC.

O elenco do Bahia fará um treino regenerativo em uma academia em Fortaleza pela manhã e chega à Salvador às 16h00.







Confira a programação completa:

Segunda-feira (28/01) – 16h00 - Desembarque em Salvador;
 
Terça-feira (29/01) – 16h00, Treino - Fazendão;
 
Quarta-feira (30/01) – 16h00, Treino - Fazendão
 
Quinta-feira (31/01) – 21h15 - Jogo contra o Ceará, em Pituaçu;
 
Sexta-feira (01/02) – 16 horas,  Fazendão;
 
Sábado (02/02) – 09h00 - Treino, Fazendão;
 
Domingo (03/02) - 18h30: Jogo contra o ABC, em Pituaçu..

Jorginho se diz satisfeito e elogia veteranos

 Entrevistado ainda no campo do jogo em que o Tricolor garantiu um gude-preso sobre o Ceará e se isolou na liderança do grupo no Nordestão, o técnico Jorginho se mostrou satisfeito com a atuação de seus comandados, apesar de assumir que o time tenha “deixado a desejar” tecnicamente.
“Triunfo importante, bem jogado, em um campo ótimo e um estádio maravilhoso. Talvez tecnicamente tenhamos deixado um pouco a desejar, mas nós conseguimos desenvolver algumas jogadas. O time do Ricardinho é muito bom, bem armado... Nós tivemos uma forma diferente de jogar, apresentamos um futebol razoável e dá pra ir melhorando aos poucos”, avaliou o treinador.
Questionado sobre a estreia de Zé Roberto, o treinador também aprovou o retorno do meia-atacante. “Fico muito feliz com a volta do Zé. Com ele vai ter que ser assim, aos poucos. Ele infelizmente tem um problema de peso, que ele tem que administrar, e não dá mais pra jogar de quarto homem no meio. Então, temos que tentar fazer com que ele jogue sempre final de semana. Deu certo o rodízio que estamos fazendo, para que tenhamos uma pré-temporada mais longa para os atletas, que evite lesões e um time um pouco menos cansado em campo”, garantiu.
Outro que foi elogiado pelo comandante foi o “artilheiro” da noite. “Kleberson é um ‘jogadorzaço’. É outro pra domingo. É difícil pra jogar quarta e domingo, então nós vamos fazendo isso (rodízio)... Agora é o Hélder que fica fora, volta o Diones, e nós vamos ter sempre um ali no meio em boa condição para poder jogar melhor”, explicou.
Sobre a possibilidade de assumir o comando da seleção brasileira sub-20, Jorginho manteve o discurso. “Vai depender deles. Se vier mesmo o convite, aí vou parar pra pensar. Seleção brasileira é seleção brasileira, todo mundo tem que ter respeito. Se chegar o convite, tenho que analisar bem, e se eu puder defender a seleção vai ser um prêmio. Se não, e for outro, vamos dar parabéns e que ele seja feliz”, concluiu.

Kleberson marca, entra para a história e comemora


O meio-campista Kleberson, 33, entrou para a história no início da noite deste domingo. Ele foi o autor do primeiro gol do novo Castelão, o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa de 2014.
Aos 32 minutos da etapa inicial, o jogador aproveitou rebote do goleiro Fernando Henrique, após cabeçada de Zé Roberto, e mandou uma bomba para as redes. O cruzamento havia saído dos pés do lateral direito Neto.
Foto: Ernesto Rodrigues/Ag. Estado” width=”550











A primeira partida da arena, entre Fortaleza e Sport, na preliminar, acabou empatada em 0 a 0.

"Representa muito para a minha carreira. Fui presentado e dedico esse gol primeiramente à minha família e também ao pessoal de Fortaleza, pelo trabalho nesse estádio. É sempre legal entrar para a história", disse "Xaropinho", como era chamado nos tempos de Atlético-PR.
Perguntado pela repórter do Esporte Interativo se um pentacampeão ter feito o gol seria um sinal de algo, Kleberson respondeu: "Tomara que seja um sinal para o Brasil, para ganhar essa Copa do Mundo aqui".

Bahia estraga festa do Ceará e dispara no topo


Helder do Bahia João Marcos do Ceará (Foto: LC Moreira / Futura Press)
Nunca o Tricolor havia vencido o Ceará no Castelão. Pois o tabu acabou sendo quebrado da melhor maneira possível. A atuação ainda esteve longe de convencer. Mas o triunfo por 1 a 0, na noite deste domingo, pela terceira rodada do Grupo A da Copa do Nordeste, veio na abertura do primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014. E fez o Bahia disparar na liderança da chave, com 7 pontos, contra 4 de Itabaiana e Ceará, além de 1 do ABC. Kleberson marcou.
O próximo compromisso azul, vermelho e branco é novamente contra o "Vozão", quinta, às 21h, em Pituaçu --início dos jogos de volta da primeira fase do torneio. Veja relato do Bahia Notícias:
"Jorginho surpreendeu. Além de Souza e Diones, poupados pela comissão técnica, Magno e Anderson Talisca foram sacados do time. Espaço para o retorno de Zé Roberto e a estreia de Ryder no time profissional, como titular. A nova formação do tricolor, mesmo sem o homem de referência no ataque, deu ao time mais posse de bola. O esquadrão tocou bem a bola, teve mais volume de jogo, mas com pouca objetividade. O Ceará, entretanto, colaborou e muito para o fraco primeiro tempo. O goleiro Marcelo Lomba não teve trabalho.
O Bahia cresceu e marcou. Aos 30, Zé Roberto puxou o contra-ataque e lançou Jéferson. O meia viu Ryder na área e cruzou. O jovem atacante teve tudo para marcar, mas furou e desperdiçou uma grande chance. Dois minutos depois, após boa defesa de Fernando Henrique, o volante Kleberson pegou em cheio na bola e mandou para o fundo do gol, balançando as redes do novo Castelão pela primeira vez. Bahia 1 a 0.

O lance botou fogo no encontro. Aos 38, o lateral-esquerdo Vicente arriscou de fora e acertou o travessão de Marcelo Lomba. Pareceu replay. Aos 40, Ricardinho repetiu a dose e mandou uma bomba no travessão, pela segunda vez. O esquadrão, apesar dos sustos, quase chegou ao segundo gol. Aos 45, Ryder aproveitou o cruzamento e testou firme para linda defesa de Fernando Henrique. Na sobra, a bola pegou no travessão e depois o zagueiro Rafael Vaz aliviou.
Segunda etapa
O Ceará, em desvantagem no placar, voltou para o segundo tempo com outro espírito. Mais ofensivo, o Vozão colocou o Bahia um pouco mais atrás e melhorou. O time baiano, à espera do contra-ataque, errava muitos passes e isso não era bom. Por diversas vezes, o time cearense teve espaço, mas as finalizações deixaram a desejar. Do outro lado, quando tinha a posse de bola, o esquadrão não conseguiu fazer uma troca de passes. Ou seja, Zé Roberto e Ryder tiveram atuações apagadas, ao contrário do que aconteceu nos 45 minutos iniciais.
Aos 23 minutos, o meia Anderson Talisca cobrou falta, com muita categoria, e o goleiro Fernando Henrique defendeu. Dez minutos depois, após cruzamento, o experiente Magno Alves testou com estilo e quase empata. Marcelo Lomba ficou parado e só torceu para bola sair. O Bahia atacou com perigo aos 36. Anderson Talisca cobrou escanteio fechado e quase marcou olímpico. Fernando Henrique defendeu e, no rebote, Ítalo Melo isolou".

Ceará x Bahia - Ficha Técnica

Foto: Vigliecca Associados

CEARÁ SPORTING CLUB vs. ESPORTE CLUBE BAHIA
Copa do Nordeste - 3ª rodada (Grupo A)
Data: 27/01/2013 (domingo)
Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Horário: 18h30 (da Bahia)
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior, com Jossemmar Moutinho e Wilton da Silva (PE)
Transmissão: Esporte Interativo
Bahia: Marcelo Lomba, Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Kleberson, Hélder e Anderson Talisca; Magno (Ítalo Melo) e Ryder (Thuram). Técnico: Jorginho.
Ceará: Fernando Henrique, Eric, Cleiton, Rafael Vaz e Vicente; João Marcos, Régis, Ricardinho e Válber; Pingo e Luís Henrique. Técnico: Ricardinho.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Tricolor finaliza prepação para enfrentar o Ceará


Técnico Jorginho comandou um treino tático com os jogadores
Na manhã de forte calor deste sábado, o elenco do Bahia encerrou os trabalhos para a partida desde domingo (27), contra o Ceará, às 18h30, no Estádio do Castelão. O técnico Jorginho comandou um trabalho tático e escalou a provável equipe titular que enfrenta o time cearense.
 
O trabalho iniciou com um aquecimento com bola, com todo o elenco, sob o comando dos preparadores Dudu Fontes e Anderson Gomes. Enquanto isso, os treinadores Ricardo Palmeira e Maurício Aguiar trabalhavam fundamentos com os goleiros Marcelo Lomba, Omar, Douglas Pires e Renan.
 
Em seguida, Jorginho e os auxiliares Ânderson Lima e Eduardo Barroca selecionaram dois times e comandaram o treino tático. O treinador pôde observar os substitutos do atacante Souza e do volante Diones, que serão poupados do jogo de amanhã.
 
Enquanto rolava a atividade tática, os recém-contatados Magal, Pablo, Obina e Toró, além de Souza e Diones, participavam de um trabalho físico no fundo campo.
 
Na parte final, Jorginho ainda treinou bolas paradas, quando foram trabalhadas faltas laterais, jogadas ensaiadas e escanteios.
 
Após os treinos, o grupo almoçou no Fazendão e embarca para Fortaleza às 12h20.

Técnico dá indireta e não vê Souza e Obina juntos


 A entrevista coletiva do técnico Jorginho, no início da noite desta sexta-feira, serviu para ele falar sobre o jogo de domingo, contra o Ceará, em Fortaleza, e também deixar a impressão de que o comandante mandou dois recados para o centroavante Souza, que no ano passado passou metade da temporada se recuperando de contusão --e já será poupado no Castelão.
"Não é que o atleta não possa se machucar, mas muitas vezes não depende só do treino, depende de descanso, de como ele se cuida lá fora. Estamos tomando o máximo de cuidado aqui dentro para que a responsabilidade fique com eles lá fora", afirmou Jorginho, referindo-se ao rodízio de jogadores que começará a promover na escalação tricolor.
A outra mensagem foi sobre a possibilidade de o camisa 9 formar o ataque junto com o recém-contratado Obina, também jogador de área, com características semelhantes.
"Vai depender deles. Nem pensei nisso ainda. Pelo que eu vejo aí, de futebol... O Internacional tinha o (Leandro) Damião e o (Rafael) Moura. Quantas vezes você viu eles jogarem juntos? O Fluminense tinha o Fred e o Moura. Eles jogavam juntos? Se acontecer, tudo bem. Se não acontecer, paciência. De repente, nenhum dos dois joga. vai depender deles".
O treinador ainda acrescentou: "Se jogarem os dois, a bola não chegar e não fizeram gol, não adiantará eles apontarem para os outros que a bola não chegou".
MAIS
"Não temos tempo hábil para treinar. Se você tem condições de fazer isso (o rodízio). Infelizmente, não podemos pensar nesse começo de temporada. Se mesmo correndo riscos, temos condições de poupar para disputar uma competição tão intensa e forte como é o Campeonato Brasileiro, porque arriscar? Forçar agora e complicar o brasileiro? Temos que pensar no início, no meio e no fim da temporada".
"Nós jogamos algumas outras partidas sem atacante e não foi de todo mal. Esse é o tipo de coisa que acontece por conta da falta de tempo para uma temporada adequada. Por, Deus me livre e guarde, se o Souza se machucar, como eu vou fazer alguma coisa? Então, já estamos pensando em fazer alguma coisa e ao mesmo evitar que no começo de temporada ele venha a se machucar. Nós vamos trocando sempre que possível para ter pelo menos três atletas sempre descansados em campo. Preciso ter uma válvula de escape".
"Já vi os meninos (Ryder e Matheus) jogar. Um deles com certeza devem aparecer. Provavelmente um deles inicie jogando.
"Melhoramos algumas coisas como o posicionamento de defesa. Em compensação atacamos mais no segundo. Muita coisa vai melhorar, outras vão piorar, mas isso é normal, até porque ainda não temos o equilíbrio técnico-físico. Mas acho que já estamos melhorando para deixar o torcedor contente".

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Jorginho testou opções em treino coletivo


Treinador irá poupar dois jogadores na partida de domingo
Na tarde desta sexta-feira (25), o elenco do Bahia se reapresentou e continuou as atividades para enfrentar o Ceará, no próximo domingo (27), às 18h30, no Estádio Castelão, em Fortaleza.
 
Os jogadores que atuaram a maior parte das partidas contra o Itabaiana e ABC, participaram de um treino físico na academia do clube, com os preparadores Anderson Gomes e Vitor Gonçalves.
 
No campo, o técnico Jorginho e os auxiliares Ânderson Lima e Eduardo Barroca comandaram um treino coletivo contra a equipe sub-18. Com a opção de poupar o atacante Souza e o volante Diones, o treinador pôde observar seus possíveis substitutos.
 

A equipe profissional jogou com: Omar; Railan, Diego, Brinner e Madson; Anderson, Kléberson (Thuram - depois Erick) e Jéferson (Matheus); Ítalo Melo (Gustavo), Zé Roberto (Bruno Paulista) e Ryder (Caíque).
 
O time sub-18 atuou com: Marcelo Lomba; Edivaldo, Diego, João Victor e Victor; Feijão (Bruno), Guilherme e Rômulo; Erick (Albert), Matheus (Kel) e Thuram.
 
O trabalho terminou 3 a 3, com gols de Vitor, Thuram e Erick, para o sub-18 e Ryder, Zé Roberto e Thuram (dessa vez no time profissional).
 
Os recém-contratados Demerson, Toró, Magal, Obina e Pablo participaram de um treino físico puxado, com o preparador Dudu Fontes.
 
Após os treinos, o grupo foi liberado e se reapresenta neste sábado (26), às 09 horas, quando treina no Fazendão. Às 12h20, a delegação embarca para Fortaleza.