Responsável pelas estatísticas do site Infobola e um dos principais nomes da área no país, o matemático Tristão Garcia falou sobre as probabilidades do rebaixamento do Campeonato Brasileiro deste ano. Questionado sobre a nota de corte para 2012, ele respondeu:
"A nota mais alta de corte foi a de 2009, quando o Coritiba foi surpreendido com a ascensão de Fluminense e Botafogo e foi rebaixado com 45 pontos. Hoje, o que dá para falar é que, com 45 pontos, os times escaparão. Isso é certeza. Mas a tendência é diminuir", afirmou ao "Blog do Menon", hospedado no site da Trivela.
Ele também foi indagado a respeito dos 63% de chances de queda que considera para o Palmeiras, enquanto dá 56% para o Bahia, 57% para o Atlético-GO, 76% para o Sport e 81% para o Figueirense.
"É o que dizem os números. Eu acredito na reação do Palmeiras, acho que ele vai sair dessa situação. Mas, é bom lembrar, que às vezes respeitamos muito a camisa, o passado do clube e não ficamos atentos ao que está se passando. Por isso, nos surpreendemos quando grandes clubes como Vasco, Botafogo, Corinthians e Grêmio caem", rebateu.
Perguntado o motivo da confiança no Porco, afirmou:
"É comum os clubes que estão mal no primeiro turno consigam grande reação no segundo. A maior delas foi a do Fluminense em 2009. Em 28 jogos, eles tinham 22 pontos. Nos 10 jogos seguintes, conseguiram 24 pontos, um aproveitamento de 80%, que só os grandes campeões tem. Quanto ao Palmeiras, nas três vezes que dirigiu o clube em Brasileiros, Felipão conseguiu 46 pontos. É muito ruim, mas é suficiente para escapar. Outra coisa que vai contra o Palmeiras é não mandar os jogos em seu campo. Isso atrapalha."
Nenhum comentário:
Postar um comentário