Faltando duas rodadas para o fim do Brasileirão-2012, o Bahia subiu do 16º para o 15º lugar ao vencer a Ponte Preta neste domingo, em Pituaçu. Agora, está dois degraus acima da zona. Mas continua com apenas três pontos de vantagem sobre o primeiro time que está dentro dela.
Três equipes já caíram matematicamente (o Palmeiras se juntou a Atlético-GO e Figueirense). Resta uma vaga entre cinco, embora Coritiba e Náutico*, ambos com 45 pontos, tenham riscos mínimos. Veja abaixo os duelos que faltam para os principais ameaçados --entre parênteses, há a probabilidade de degola segundo cálculos dos sites especializados "Chance de Gol" e "Infobola", nesta ordem. Há uma semana, ela era 7,1% / 11% para o Esquadrão de Aço:
BAHIA - 43 pontos (4,5% / 5%)
Náutico (c)
Atlético-GO (f)
Náutico (c)
Atlético-GO (f)
PORTUGUESA - 41 pontos (33,8% / 31%)
Inter (f)
Ponte Preta (c)
Inter (f)
Ponte Preta (c)
SPORT - 40 pontos (61,5% / 62%)
Fluminense (c)
Náutico (f)
Fluminense (c)
Náutico (f)
O jogo de domingo, contra o Náutico, em Pituaçu, pode ser o do "fico" definitivo do Bahia na Série A. Para garantir a permanência com uma rodada de antecedência (assim como no ano passado, em um empate com o Santos de Neymar, na Vila Belmiro), o time vai precisar de um triunfo.
A explicação é simples: com o resultado, o Tricolor chegará a 46 pontos, ultrapassando o próprio adversário --que tem 45 e fará um clássico decisivo contra o Sport (hoje com 40), nos Aflitos, pela jornada derradeira. Assim, um mataria o outro no desfecho do Brasileirão.
A única forma de o Bahia subir empatando seria no caso de uma derrota do Sport para o já campeão Fluminense, domingo, na Ilha do Retiro.
Desta vez, todos os confrontos envolvendo ameaçados serão realizados no mesmo horário (16h da Bahia), assim como ocorrerá com Internacional x Portuguesa, no Beira-Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário